SUSTENTABILIDADE
Em preparação para a Conferência das Partes (COP) 2025, o Sistema OCB realizou uma reunião com a Secretaria Especial para a COP 30 (Secop) na terça-feira (09/07). O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do diretor de Projetos da Secop, Olmo Xavier, e do coordenador geral de Agregação de Valor e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Nelson Andrade. Também participaram da Secop a gerente de Projetos, Priscilla Feller, e o assessor Edinardo Lucas. Representando o Sistema OCB, estiveram presentes o coordenador de Relações Governamentais, Eduardo Queiroz, o coordenador do Ramo Agropecuário, João Prieto, e o trainee de Relações Internacionais, Enzo Ramos.
O encontro teve como principal objetivo discutir a inclusão do cooperativismo na agenda da COP 30. Desde a COP 26, realizada em 2021 em Glasgow, na Escócia, o Sistema OCB tem trabalhado para que o movimento cooperativista esteja no centro das discussões ambientais e globais. Naquela ocasião, a entidade apresentou cases sustentáveis das cooperativas no painel Brasil Verde, organizado por uma coalizão de entidades do setor produtivo e ministérios brasileiros.
Em 2022, o Sistema OCB participou virtualmente da COP 27, realizada em Sharm El Sheik, no Egito. Durante a conferência, foi coordenado um painel remoto focado nas cooperativas brasileiras, moderado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que promoveu uma roda de conversa para destacar os casos de sucesso em sustentabilidade das cooperativas.
Para fortalecer a presença do cooperativismo, em 2023, a entidade lançou o projeto Imersão Pré-COP. Esse projeto levou representantes de sete ministérios e da delegação brasileira que participa das conferências para conhecer o cooperativismo de perto, visitando cooperativas no Paraná e no Pará. O objetivo era conscientizar os participantes sobre o movimento e criar uma rede de relacionamento entre os ministérios envolvidos.
Graças ao sucesso do projeto Imersão Pré-COP, o Sistema OCB conquistou um espaço no Pavilhão do Brasil na COP 28, realizada em Dubai. Em 2023, o cooperativismo brasileiro participou de quatro painéis na conferência, três deles em parceria com órgãos brasileiros e organizações internacionais, e um dedicado inteiramente ao movimento cooperativista.
A COP 30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025, representará uma oportunidade única para destacar o cooperativismo brasileiro. Eduardo Queiroz acredita que o sucesso da Imersão Pré-COP 28 e a participação em Dubai serão um impulso significativo para que o Sistema OCB represente o cooperativismo nas COPs 29 e 30. "A Conferência de 2025 será crucial, especialmente devido à presidência brasileira e à celebração dos 10 anos do Acordo de Paris. Vamos evidenciar o cooperativismo e mostrar ao mundo que somos um modelo de negócios sustentável e alinhado aos princípios ESG", afirmou.