VERÃO 2024
Para garantir a segurança e o ordenamento urbano, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, prossegue até o dia 31 de julho com a Operação Verão 2024, reforçando o patrulhamento na capital, nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e nas ilhas do Combu e Cotijuba. Durante a operação, 250 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos atuam integrados com as forças de segurança do Estado.
Com o aumento no reforço nessas localidades, a GMB realizou nos dois primeiros finais de semana de julho quase 4 mil abordagens a pessoas e veículos, incluindo motos, ônibus, vans e embarcações. O balanço parcial mostra ainda atendimento de 40 chamadas no disque-denúncia 153, além de registros de ocorrências de tentativa de estupro, lesão corporal, agressão, furto simples e atendimento de uma denúncia ao conselho tutelar.
As ações integradas com a Polícia Civil e de fiscalização de trânsito com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em Mosqueiro, resultaram na apreensão de veículos em situação irregular, apreensão de dois simulacros de armas, moto com registro de roubo, notebook, balança, dinheiro e entorpecentes.
A GMB também participou, em Outeiro, da fiscalização em bares e casas de show, com o Juizado da Infância e Juventude.
“Temos um balanço parcial positivo, e esse resultado vem do esforço de todos que estão empenhados em tornar as férias tranquilas e seguras. Percebemos as pessoas confortáveis em frequentar as praias, orlas e praças”, disse o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.
Linhas cortantes
O combate ao uso de linhas com cerol e chilenas foi intensificado em diversos pontos,principalmente nas praias, buscando orientar jovens e adultos sobre a utilização das linhas proibidas por leis municipal (n°9.455) e estadual (n°9.597).
No total, 288 carretéis e frações das linhas irregulares foram recolhidas. No primeiro final de semana, dias 6 e 7 de julho, foram 18 carretéis. Já no segundo final de semana, dias 13 e 14, a GMB e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), retiraram 270 carretéis das praias.
“Mesmo com toda campanha educativa de combate, com orientação e distribuição de folder explicativo, cartazes no ônibus, nas praias e em vários locais, nos deparamos com muitas pessoas fazendo o uso irregular das linhas. Tivemos um aumento de 1.400% de apreensão desse material cortant, de um final de semana para o outro”. afirma o inspetor Wesley Miranda, subchefe da Divisão de Operações da GMB.
O inspetor salienta que a brincadeira é saudável, contudo o uso de linhas cortantes pode acabar em tragédia . “Fizemos uma força-tarefa com a Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes da Segup, no sábado e domingo. Em Mosqueiro, por exemplo, nossas ações começam no Pórtico e depois descemos para a faixa de areia das praias. Todas as linhas que encontramos no caminho foram recolhidas e as pessoas orientadas”, explicou o Wesley Miranda.
O casal Joana e Edvaldo Miranda, acompanhado dos filhos, noras e netos, aplaudiu a ação de fiscalização que estava acontecendo na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. “ Tem muita gente empinando pipa com linha cortante, inclusive correndo de um lado pro outro. Estou com meus netos e preocupado com as linhas. Esse trabalho está sendo essencial e as pessoas precisam se conscientizar”, comentou Edvaldo.
A população pode denunciar a venda e o uso de linha cortante, além de outras ocorrências, pelo Disque-Denúncia 153.
Tags
Serviços
Relacionadas
-
CIDADANIA NO TRÂNSITO
Semana Nacional de Trânsito termina com 140 orientações para crianças na Minicidade Educativa
-
INCLUSÃO
Rede municipal de Educação promove formação para educadores acompanhantes de estudantes com deficiência
-
CINEMA AO AR LIVRE
Cinema paraense é destaque na programação do Olympia na Rua no domingo, 8
-
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Banco de dados do CadÚNico ficará indisponível nesta quinta, 29, e sexta-feira, 30, em Belém
-
MOBILIZAÇÃO CULTURAL
Teatros da Amazônia buscam reconhecimento como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas
-
QUALIFICAÇÃO
Agentes da Guarda Municipal recebem graduação em Tecnologia da Segurança Pública
-
CUIDADOS COM A POPULAÇÃO
Prefeitura de Belém cria protocolo de atuação para ocorrências ligadas a enxames de abelhas na cidade
-
VERÃO 2024
Terceiro domingo de julho registra grande movimentação na saída para as ilhas, pelos terminais hidroviários
-
OPERAÇÃO VERÃO 2024
Estabelecimentos comerciais de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro são fiscalizados pela Vigilância Sanitária
-
ARTE E CULTURA
Museus de Belém oferecem várias atividades durante férias de julho