AÇÃO PREVENTIVA



Foto: Ascom Sesma
O Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo acontece em toda Belém. A iniciativa, iniciada em 1º de julho, tem como objetivo acompanhar de perto a cobertura vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos, grupo prioritário para ambas as vacinas.
O MEV, que na capital paraense está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) até o dia 31 deste mês, é uma das ações do Ministério da Saúde voltadas para a atenção primária.
Em Belém, as equipes do Programa Família Saudável estão realizando visitas domiciliares para analisar as cadernetas de vacinação das crianças, identificando e corrigindo possíveis lacunas na cobertura vacinal. Caso sejam encontradas crianças não vacinadas durante as visitas, é imediatamente implementada uma estratégia de intensificação da vacinação.
A meta estabelecida para Belém é verificar a situação vacinal de 3.421 crianças, número definido com base em critérios técnicos que consideram a população infantil e a capacidade das salas de vacinação registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Lana Xantipa, enfermeira de imunizações da Sesma, destaca que o monitoramento das estratégias de vacinação desempenha um papel fundamental não apenas para a busca ativa por crianças com vacinas de poliomielite e sarampo em atraso, mas também ao que se refere à identificação de áreas com baixa cobertura vacinal em Belém.
Esse tipo de abordagem visa não só alcançar, mas auxiliar na elaboração de estratégias que ajudem a atingir ou se aproximar da meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal.
"A varredura em áreas identificadas com baixas coberturas vacinais em Belém utiliza estratégias específicas dentro de cada território para localizar essas crianças e garantir que completem seu esquema vacinal primário, caso ainda não o tenham feito", explica Lana Xantipa.
Segundo ela, a iniciativa é conduzida por profissionais de saúde através de visitas domiciliares, onde as cadernetas de vacinação são verificadas e atualizadas. Por isso, completa, é fundamental que os pais ou responsáveis estejam atentos à visita dos profissionais de saúde durante esse período, para que as cadernetas de vacinação dos seus filhos sejam atualizadas.
Ao término do Monitoramento das Estratégias de Vacinação em Belém, todas as ações realizadas serão registradas e consolidadas no sistema de informações da Sesma. A partir daí, os dados serão então analisados pela equipe responsável, que vai avaliar a adesão às vacinas contra poliomielite e sarampo em todo o município.