REUNIÃO
Em uma reunião bilateral realizada nesta terça-feira, 23, em Belém-PA, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, Carlos Cuerpo, discutiram as relações entre os governos e as ações voltadas para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia paraense. O encontro, que ocorreu no Palácio dos Despachos, também abordou temas como a bioeconomia, desenvolvimento sustentável, mercado de crédito de carbono e a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro de 2025 na capital paraense.
Helder Barbalho destacou os avanços na redução do desmatamento e as oportunidades econômicas decorrentes da comercialização de créditos de carbono. "Reduzimos os números de aferição histórica de desmatamento ao longo do tempo, permitindo que o Brasil mude o cenário de emissões. Temos estimado até 2026, 156 milhões de toneladas disponíveis para comercialização, o que representa uma nova economia para o Estado", afirmou Barbalho. Ele também enfatizou a distribuição justa dos recursos gerados, beneficiando comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, agricultura familiar e produtores rurais.
O ministro Carlos Cuerpo elogiou o intercâmbio de conhecimento e a oportunidade de ver de perto os projetos ambientais na Amazônia. "Esta é a oportunidade para que venhamos com maior frequência e aproveitemos para fazer algo mais, para não apenas participar de reuniões, mas também viver a Amazônia e ver o que está sendo feito", ressaltou Cuerpo.
Durante sua visita ao Pará, o ministro espanhol também conheceu projetos indicados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo SEBRAE em Abaetetuba e na Ilha do Combu, reforçando as possibilidades de parcerias comerciais e a troca de experiências entre os dois países.
Com informações da Agência Pará.