ESPORTE

Segundo o Strava, comunidade digital para pessoas ativas com mais de 120 milhões de inscritos, a corrida foi o esporte mais praticado no mundo em 2023. A modalidade tem sido buscada pela população como uma das alternativas de sair das estatísticas do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Apesar dos benefícios para a saúde, essa atividade física pode sobrecarregar o corpo se não for executada da forma correta.
Para a fisioterapeuta da Hapvida NotreDame Intermédica, Aryanne Begot, uma das principais orientações para os corredores iniciantes evitarem lesões durante o exercício é desenvolver um trabalho de fortalecimento muscular. “Isso deve ser feito antes e depois da prática esportiva. Alongamentos e aquecimento antes da corrida também são muito importantes, assim como o repouso muscular”.
Em caso de lesões, a recomendação é avaliar o mecanismo do dano e procurar um especialista de modo imediato. “No primeiro momento, o uso de gelo é essencial na região afetada e, logo em seguida, deve-se procurar um profissional para uma melhor avaliação e tratamento”, explica Aryanne.
A escolha do calçado ideal também previne lesões. “O ponto mais importante é sobre a pisada de cada indivíduo. O mercado oferece tênis com três tipos de pisadas diferentes: neutra, pronada e supinada. Além da pisada, é necessário muitas vezes saber qual tipo de corrida – curta, média ou de longa duração – se tem por objetivo. É necessário pensar no conforto dos pés nesse momento e no impacto que vai ser causado”, destaca a fisioterapeuta.
Benefícios
Os principais benefícios da corrida para o organismo são: melhora do condicionamento físico, aumento da disposição para realização das atividades do dia a dia, fortalecimento muscular, redução dos riscos de doenças crônicas e diabetes, prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros.
Corredor há dois anos, Matheus Germano frisa que a corrida não apenas beneficiou sua saúde física, mas também a mental. “Correr me faz bem, me faz ficar tranquilo quando estou muito atarefado e ainda auxilia na redução da ansiedade. Me tornei alguém mais saudável, mais organizado, mais disciplinado, com um estilo de vida totalmente diferente”, conta. A mudança do meu estilo de vida foi algo que me motivou a começar a correr. Eu já praticava esportes, mas foi a corrida que potencializou esses benefícios”, acrescenta.