JULHO
Nos últimos três finais de semana de julho, o projeto Onda Equatorial recolheu mais de cinco toneladas e meia de resíduos das praias de Mosqueiro, Outeiro e Salinas. Os materiais foram pesados pelo programa E+ Reciclagem, da distribuidora de energia, e encaminhados às cooperativas parceiras da ação, que também ajudaram na limpeza dos balneários, e, com a soma dos quilos arrecadados, receberão bônus na conta de luz.
A praia do Atalaia, em Salinas, liderou a quantidade de material recolhido, com 2,7 toneladas. Em seguida, a praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro, com 1,5 tonelada e a praia do Amor, em Outeiro, com 1,4 tonelada. Entre os principais recicláveis estão latas de alumínio, plástico e vidro.
Vale destacar que além do mutirão de limpeza, em vários turnos, que recolheu o lixo das praias e levou orientação aos veranistas, o E+ Reciclagem também esteve nos três balneários com postos itinerantes para que os clientes residenciais entregassem seus próprios resíduos para serem pesados e assim conseguissem o bônus na fatura.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a iniciativa foi um sucesso, pois cumpriu o papel de trabalhar a conscientização ambiental no verão.
“Retirar mais de cinco toneladas e meia de materiais das praias é um resultado expressivo. A Equatorial trabalha há alguns anos com projetos de sustentabilidade, como o E+ Reciclagem, então esse é um pilar importante para a empresa. Temos certeza que os veranistas terminaram esse período mais conscientes dos impactos que o lixo causa nas praias”, destaca Michelle.
O projeto “Onda Equatorial” teve como foco ações de cultura e sustentabilidade com duas iniciativas: “Um Palco para Todos os Sons” com programação musical nas praias durante os últimos três finais de semana de julho e a “Onda”, com ação de limpeza dos balneários para retirada de resíduos. A ação contou com o patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei Semear.