CIDADANIA
Foto: Ascom Semob
No último dia de entrega de cartões Passe Fácil aos moradores de Mosqueiro foram feitos 136 atendimentos na escola Abel Martins, no bairro Carananduba, em Mosqueiro. Durante três dias, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) entregou um total de 365 11 cartões de meia-passagem e Sênior aos moradores do distrito.
O atendimento é coordenado pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da Semob, com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). Durante o período de 24 a 28 de junho de funcionamento do Posto Passe Fácil itinerante da Semob, foram solicitados os cartões, num total de 427, com previsão de entrega nos dias 6 a 8 de agosto.
Entrega de cartões
Os dois primeiros dias (6 e 7) a entrega desses cartões ocorreram na Escola Remígio Fernandez, localizada na Vila. Um total de 299 pessoas foram atendidas. Nesta quinta-feira feira,8, terceiro e último dia, o atendimento ocorreu na escola Abel Martins, localizada no Carananduba, onde ocorreram 136 atendimentos.
Do total de cartões solicitados e emitidos, não foram entregues 62 cartões. " Os que sobraram serão devolvidos ao Posto da Aldeia Cabana, ficando à disposição do usuário de transporte coletivo a partir de setembro ", explicou a coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição.
O último dia de entrega foi tranquilo na escola localizada no bairro Carananduba. Pela localização, moradores de bairros adjacentes optaram por buscar o documento nesta quinta-feira, 8. Aos poucos iam chegando e recebendo atendimento rápido, sem filas.
Falta de tempo e oportunidade
Foi o caso da estudante e atendente Mônica Lima. Moradora de Carananduba, aproveitou para receber a meia-passagem das filhas Kamille,7, e Paula,15, na escola em que estudam, a Abel Martins. "Não tinha tempo de buscar esse benefício, que representa uma economia de 50 por cento no meu orçamento ", explicou, completando: "Como o atendimento foi próximo de casa, deu para conciliar os horários para solicitar e receber os cartões das meninas".
O casal Rosilda Santiago e Ronan Xavier recebeu a carteirinha de meia-passagem da filha Sofia,10, estudante da Abel Martins. "Muito tranquilo, tanto para solicitar, como para receber. Somos autônomos e não temos tempo para deslocamento até o posto da Aldeia Cabana", disseram.
A estudante Milla Fernanda trabalha num restaurante durante o dia e estuda à noite. Logo, faltava tempo e oportunidade para ir ao Posto da Pedreira. "Aqui o atendimento foi prático e rápido. Fiz o agendamento e o atendimento foi logo no primeiro dia", pontuou.
A Thayla Heloise da Silva Maciel tem 7 anos e já estava pagando passagem inteira no transporte público. Uma despesa a mais para mãe dela, a dona de casa Hellen Coutinho da Silva, que inclusive, tinha dificuldade para buscar esse benefício na Aldeia Cabana. "Foi otimo solicitar e receber aqui na Abel Martins onde a Thayla estuda e por estar próximo de casa", pontuou.
Gratuidade é um direito
Embora o atendimento do posto da Semob, no distrito de Mosqueiro, fosse prioritariamente para a emissão da meia-passagem, muitos idosos buscaram o atendimento para emissão do Cartão Sênior. "Atendemos a todos que procuraram pelo benefício que garante a gratuidade no ônibus ", contou Patrícia.
A dona de casa Maria da Conceição Oliveira já pode usufruir da gratuidade no ônibus. Aos 65 anos pagava a tarifa inteira todos esses anos e agora pode solicitar e receber o cartão Sênior perto da casa dela. "Não tenho tempo e nem dinheiro para me deslocar até Belém ", explicou a idosa.
Atendimentos nos três dias
Na Escola Remígio Fernandez foram realizados 299 atendimento, sendo 111 no primeiro dia, dos quais, de meia-passagem foram 88 cartões de 1ª via e 13 cartões de 2ª via, além de nove cartões Sênior e um caso de biometria facial. No segundo dia, foram 118 entregas, dos quais, meia-passagem foram 101 1ª via, sete 2ª via e uma Sênior.
No terceiro dia de atendimento, nesta quinta-feira 8, na Escola Abel.Martins foram 136 atendimentos, sendo 117 de meia-passagem (1ª via) e 17 cartões de 2ª via, além de dois cartões Sênior