COP-30
Na manhã desta terça-feira, 20, será realizado o último dia de aula do curso superior de Tecnólogo em Gastronomia, no distrito de Mosqueiro. Na ocasião, os 43 estudantes conhecerão possibilidades futuras de ingresso em curso de pós-graduação e linhas de crédito a serem oferecidas pelo Banco do Povo.
A turma iniciou o curso no dia 19 de março de 2022, após processo seletivo, e cumpriu cinco semestres de aulas, incluindo atividades de extensão e ações formativas complementares. Ao longo do curso, os alunos recebera aulas teóricas e práticas na Escola de Gastronomia, localizada no prédio do antigo Praia Bar, no bairro da Vila.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de cada estudante será entregue até o final do ano de 2024, quando obterão, oficialmente, o diploma de tecnólogos em Gastronomia.
A realização do curso é da administração municipal, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), que ministra o curso.
O distrito de Mosqueiro é um território estratégico para a cidade de Belém, tanto pelo seu caráter insular, quanto pela sua vocação para o turismo e a gastronomia, ganhando um valor ainda maior com a realização da COP-30 no município, em 2025.
Parceria – O curso superior em Gastronomia, na ilha de Mosqueiro, foi possível também, por causa do envolvimento da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Administração de Mosqueiro (Admos), Fundação de Assistência ao Estudante (Fmae) e Associação de Procuradores do Município.
Segundo a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, há um esforço para “proporcionar formação para a comunidade das ilhas e para servidores municipais, garantindo autonomia cidadã e novas habilidades para quem, muitas vezes, já tem algum domínio destes saberes e se dedica ao empreendedorismo”.
Responsável pela Escola de Gestão Pública (EGP), protagonista na qualificação de servidores municipais, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) assegura o caráter social da política de formação, por meio da Universidade Livre da Amazônia (Ulam). A estratégia tem proporcionado a qualificação por meio de cursos de curta, média e longa duração, como é ao caso do curso superior de Tecnólogo em Gastronomia. Nos últimos três anos, a Ulam já ofereceu mais de 100 atividades formativas e qualificou, pelo menos, cinco mil servidores municipais.
A capital paraense integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco por seu “compromisso com a cultura e a criatividade como parte de suas estratégias de desenvolvimento e por apresentarem práticas inovadoras de planejamento urbano, centrado no ser humano”, define o organismo internacional. A rede conta com 350 cidades em mais de 100 países, representando sete áreas criativas: Artesanato e Arte Folclórica, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Mídia e Música.
Tags
Serviços
Relacionadas
-
SAÚDE
Dia “D” Municipal de Vacinação contra a gripe leva centenas aos postos
-
REFORÇO NO ENSINO
Alunos da Escola Bosque participam de cursinho preparatório para o Enem
-
CULTURA
Segunda edição da Seresta do Carmo agitou a noite de sexta-feira, 6
-
MAIOR FLORESTA TROPICAL
Fundação Escola Bosque celebra o Dia da Amazônia com práticas pedagógicas
-
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Programação do Crie Gabriel Lima Mendes é destaque na Feira Pan-Amazônica do Livro
-
DIA DOS PAIS
Visitação aos cemitérios públicos de Belém terá segurança reforçada
-
OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS
Segurança cidadã é reforçada no retorno das atividades escolares do segundo semestre
-
VERÃO 2024
Terceiro domingo de julho registra grande movimentação na saída para as ilhas, pelos terminais hidroviários
-
CRIME AMBIENTAL
Prefeitura de Belém autua empresa por descarte irregular de entulho no bairro da Pedreira
-
OPERAÇÃO VERÃO 2024
Estabelecimentos comerciais de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro são fiscalizados pela Vigilância Sanitária