EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Foto: Leandro Müller - Ascom Semec
A Prefeitura de Belém inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Anete Monteiro Rodrigues, localizada na área das Malvinas, no bairro da Sacramenta. Com isso, a gestão municipal conquista a marca de 77 unidades escolares entregues em todos os distritos de Belém.
A nova unidade escolar foi construída para atender, inicialmente, 90 crianças de até 4 anos, com a previsão de ampliação para o próximo ano, incluindo também as crianças de até 5 anos. Esta é a oitava escola entregue no Distrito da Sacramenta (Dasac), reforçando o compromisso da gestão municipal com a educação infantil.
As outras escolas já entregues no Dasac são: Amância Pantoja, Comandante Klautau, Revoar das Andorinhas, Canto do Uirapuru, Josino Viana, Palmira Gabriel e a EMEI Erê.
Estrutura moderna
O prédio da nova escola conta com uma estrutura moderna e adaptada para as necessidades das crianças e da comunidade. São quatro salas de aula, além de espaços destinados aos professores, secretaria e coordenação. A escola também possui banheiros adaptados para a educação infantil e para pessoas com deficiência (PCD), cozinha, refeitório, despensa e playground, além de contar com infraestrutura para climatização. O investimento total na construção da unidade foi de R$ 1.002.653,36.
Com essa entrega, a Prefeitura de Belém reafirma seu compromisso em garantir uma educação pública de qualidade e acessível, atendendo às demandas da comunidade local e proporcionando às famílias da Sacramenta um espaço seguro e adequado para o desenvolvimento de suas crianças.
A diretora da escola, Mariana Gomes, homenageou as lideranças da área, como a dona Maria de Nazaré, dona Anete, dona Graça e muitas outras, que se empenharam pela construção da unidade de ensino. Agradeceu à equipe da Semec e a todos os servidores da Anete Monteiro Rodrigues.
Mais seguranças para as crianças da comunidade
A dona de casa Edilene Santos, avó de uma criança do maternal, disse que estava alegre com a inauguração da escola. “A gente esperava por isso, desde o tempo que a minha filha era criança. Hoje, ela está com 24 anos e o filho dela chegou e gostou logo”, disse. A dona de casa lembrou, ainda, que a comunidade é muito carente e que, agora, o espaço “ficou maravilhoso” e os pais se sentem mais seguro em deixar as suas crianças na creche.
Abner Canavieira, pai do Antony, enfatizou a satisfação pelo acolhimento do seu filho na unidade escola. “Aqui tem espaço para ele brincar, se adaptar em grupo e receber educação. Isso tudo é muito bem-vindo para todos nós”, declarou.
A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, destacou a luta das mulheres da comunidade pela criação da escola e o empenho para garantir recursos no Orçamento Participativo, na década de 1990. “Nós transformamos este espaço em um lugar para acolher um futuro digno para nossas crianças”, destacou a secretária.
Ela também destacou o papel dos servidores e em especial do diretor-geral Diogo Souza e da diretora de Educação Jaqueline Rodrigues, pelo empenho para que a obra fosse concluída. “Educação para nós é isso, criança correndo, criança feliz, professores satisfeitos. Nós também estamos felizes com a entrega de mais esta escola e com o resultado que isso representa para a comunidade”, enfatizou Araceli Lemos.
A secretária aproveitou também para pedir que a comunidade zele e mantenha a unidade escolar. “Cuidem bem, porque esta escola é de vocês. Foi o dinheiro do povo que foi colocado aqui”, finalizou.