SAÚDE E TECNOLOGIA
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cooperação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de iniciar uma nova fase na gestão de seus recursos com a implementação do AGHUx, um sistema de última geração para controle de estoque, almoxarifado e farmácia. Esse avanço permitirá que mais de R$ 15 milhões em produtos médicos-hospitalares e administrativos sejam monitorados com precisão e em tempo real.
O AGHUx é uma extensão do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico desenvolvido para o Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível para uso gratuito, o AGHU já é amplamente utilizado em toda a rede de 41 Hospitais Universitários Federais da Ebserh, com cerca de 3 milhões de acessos mensais e uma base de dados que abrange 25 milhões de pacientes.
Um dos principais benefícios do AGHU é a automatização dos processos assistenciais e administrativos, conferindo à gestão hospitalar maior eficiência e permitindo tomadas de decisão mais ágeis. A instalação local do sistema garante autonomia na gestão da base de dados, sem depender de acesso contínuo à internet, o que fortalece a segurança e a continuidade das operações hospitalares.
A implantação do AGHUx no Complexo Hospitalar da UFRJ envolveu um esforço colaborativo ao longo dos últimos três meses, com a participação de dezenas de profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), gestores administrativos e auditores. Com o sucesso dessa fase inicial, o hospital já se prepara para expandir o uso do AGHUx para ambulatórios, enfermarias e cirurgias, prometendo integrar ainda mais os processos e melhorar o atendimento aos pacientes.