Aniversário
Hoje a Companhia Docas do Pará completa 57 anos com uma infraestrutura portuária que atende as demandas do estado do Pará, administrando seis Portos e um Terminal Petroquímico. A CDP tem à frente o presidente Jardel Silva.
Trabalhando com exportação e importação de toneladas de produtos como milho, trigo, o combustível, soja, hidróxido de alumínio e muito mais, a CDP ajuda na economia do Pará, mas é gerida pelo Governo Federal.
E dentre toda ascensão em que a CDP vem, recentemente foi destaque em Brasília, ganhou dois prêmios de reconhecimento no projeto Portos + Brasil, que são: Igualdade de gênero e Crescimento da movimentação total em Santarém.
Curiosidade: e se você é de Belém ou interior do estado, tenho certeza que já deve ter visto o prédio rosa bem na esquina da Presidente Vargas, essa é a sede da CDP. Prédio histórico e de grande relevância para a capital, estado e Brasil.
PORTO DE BELÉM
Um dos mais importantes complexos portuários do Norte do Brasil, será alvo da maior obra de dragagem de sua história, planejada para 2024 como parte dos preparativos para a COP30. A intervenção no porto, visa aumentar a profundidade do canal de acesso e das áreas de atracação, e irá melhorar significativamente a eficiência na movimentação de cargas e posicionar Belém na rota dos navios de cruzeiro. A dragagem do porto não apenas impulsionará o desenvolvimento econômico e a competitividade do Porto de Belém, mas também reforçará a infraestrutura da cidade para receber eventos globais, estimulando o turismo e trazendo benefícios substanciais para a região.
O aumento do fator de escala dos navios poderá trazer diversos benefícios econômicos para a região. A movimentação de trigo do Porto de Belém, se beneficiará diretamente nas operações portuárias, com redução dos custos de frete e diminuição no preço final do trigo, beneficiando toda a cadeia produtiva e os consumidores. Similarmente, o Terminal Petroquímico de Miramar, que opera com combustíveis, terá a possibilidade de diminuição nos custos de importação e distribuição. A economia gerada poderá ser repassada ao consumidor final, resultando em preços mais baixos de combustíveis na região.
Desta forma, as obras de dragagem não apenas facilitarão a logística portuária e reduzirão custos, mas também contribuirão para o desenvolvimento sustentável da região, ao aumentar a capacidade operacional do porto.