CULTURA
Com imensa procura pela classe artística de Ananindeua e região metropolitana, o primeiro teatro do município esgotou todas as suas datas para apresentações em 2024.
A procura pelas instalações do Teatro começou antes mesmo da sua inauguração, desde o mês de abril, artistas e produtores já ansiavam por datas disponíveis para aluguel do espaço. As pautas esgotaram ainda no mês julho.
Inaugurado em 1º de maio de 2024, O Teatro Municipal de Ananindeua tornou-se rapidamente um polo de atração em toda a Região Metropolitana. O espaço tem se destacado pela variedade de espetáculos e por ser também um cine-teatro, permitindo uma programação eclética que atende a todas as idades e gostos, incluindo exibição de filmes, workshops para artistas e espetáculos de Ananindeua, Belém e outros estados do país.
Atrações e público
De maio até o final do mês de agosto foram apresentados 40 espetáculos divididos em peças teatrais, shows, comédia, festivais de dança, mostras de filmes e programações infantis. O público espectador estimado é de 250 pessoas por dia de espetáculo, em média, chegando a ocupar os 310 lugares disponíveis nos dias mais disputados.
Inaugurado pela atriz carioca Cláudia Abreu com peça “Virginia”; e por Silvero Pereira com o show “Silvero Interpreta Belchior”, o Teatro Municipal de Ananindeua também recebeu o renomado ator Cacá Carvalho, paraense radicado na Itália, com workshop com recorde de público, 150 atores, além de apresentar l espetáculo "Próxima Estação".
Ainda no primeiro semestre, o Teatro Municipal de Ananindeua recebeu a Companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte; a gravação do DVD "Drag no Brega Vol.2", de Dona Sandra; a Ribalta Companhia de Dança, com o espetáculo “Habitante Criador”; o Circuito Norte de Dança e a Semana do Folclore que, em parceria com a Secult-Ananindeua trouxe ao palco a peça paraense mais antiga em atividade "Verde Ver-o-Peso".
Até janeiro, passarão pelo teatro o Primeiro Encontro Municipal de Dança de Ananindeua, a etapa Pará do concurso nacional "Drag Star", a Mostra Ecofalante, de filmes, o show em comemoração ao aniversário de 46 anos da banda Sayonara; 30 anos da Casa Ribalta; o Encontro de Dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, show da cantora Nazaré Pereira, além de diversos outros espetáculos de teatro, dança e shows.
Para a presidente da Fundação Centro Cultural Parque Vila Maguary, gestora do Teatro Municipal de Ananindeua, Dani Franco, essa enorme procura é motivo de celebração. "Quando assumi a gestão, tinha certeza que o nosso Teatro seria um divisor de águas no fazer artístico de Ananindeua, só não imaginava que a procura seria tão intensa e rápida. Recebemos pedidos de festivais e eventos que tradicionalmente eram realizados em Belém e que agora encontram no Teatro Municipal uma alternativa à altura e que, em alguns comparativos, supera alguns teatros da capital. Isso pra nós é um grande estímulo e a certeza de que tanto o nosso espaço físico quanto a equipe técnica são excelentes. Receber um evento como o "Drag Star", que está realizando todas as suas etapas em capitais e escolheu Ananindeua para a etapa do Pará é mais uma comprovação dessa excelência que já estrapola os limites da nossa cidade", ressalta a presidente.
Serviço
As pautas para o Teatro Municipal de Ananindeua estão todas ocupadas até o dia 22 de dezembro de 2024.
Os artistas e produtores que desejarem datas para o ano de 2025, devem entrar em contato com a equipe pelo e-mail: fundacaoparquemaguary@gmail.com