EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Josiane Soares, gestora da UEI Iza Cunha, finalista do prêimio nacional de educação antirracistaa (Foto: Ascom/Semec)
A gestora Josiane de Cássia da Silva Soares, da Unidade de Educação Infantil Iza Cunha, localizada no bairro do Barreiro, é uma das 16 finalistas na categoria gestão escolar, na 9ª edição do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O título do projeto é “Escola antirracista: identidade, direitos e antirracismo na infância”.
O certame recebeu 524 inscrições de todo o País e já foram selecionados 32 projetos, sendo 16 na categoria docente e 16 de gestão escolar. A unidade da Semec está em sintonia com a Coordenadoria de Educação para as Relações Étnico-raciais (Coderer) e o projeto começou a ser gestado a partir do “Baú das Histórias”, de estímulo à leitura, do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
A UEI reúne crianças de 2 a 5 anos de idade (maternal e jardim). O nome Iza Cunha é uma homenagem à historiadora e educadora Isabel Marques Tavares da Cunha, que foi presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e fundadora do Movimento das Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC). O anúncio dos vencedores da premiação ocorrerá entre os dias 24 e 26 deste mês, em São Paulo.
Trabalho em equipe
Josiane de Cássia da Silva Soares considera que ser finalista no Prêmio Educar é uma valorização do trabalho em equipe. “Essa experiência é representativa daquilo que fazemos na rede e das possibilidades que o trabalho da educação antirracista significa no município de Belém. Representa também o reconhecimento do trabalho de educação antirracista que está consolidado em nossa rede”.
Já a coordenadora da Coderer, Sinara Dias, lembra que a experiência foi fruto de um planejamento que se iniciou com o projeto Baú das Histórias. “E aí todo o debate da literatura infantil foi racializado na discussão, com crianças de 2 a 5 anos. Então, por onde se olha, por onde se vê, essa experiência é representativa daquilo que fazemos na rede pública da educação de Belém”.
“Nós já consideramos uma vitória o trabalho na unidade por toda a comunidade escolar”, afirmou o diretor-geral da Semec, Diogo Souza, secretário em exercício de Educação. Ele lembra que a escola Iza Cunha localiza-se na periferia de Belém, numa área de grande vulnerabilidade social. “Mostra também o acerto da nossa política educacional a partir da primeira infância. Entendemos que a melhoria do ensino é resultado do trabalho iniciado na educação infantil”.
Estímulo - O secretário afirma que a UEI do Barreiro é uma das escolas participantes da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) em parceria com o Unicef. E que ser finalista no evento do CEERT estimula bastante o trabalho da Semec, que está ainda mais motivada ampliar essa diretriz.
Diogo Souza aproveitou para anunciar que na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, vai acontecer a reunião de apresentação e discussão da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, evento promovido pelo Ministério da Educação, que se realizará no Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta, em Belém.
Relacionadas
-
SAÚDE
Alterações no ciclo menstrual podem ser sinais de alerta para a saúde da mulher
Alterações no ciclo menstrual são mais comuns do que muitas mulheres imaginam, mas nem todas devem ser encaradas como normais. De acordo com estudo publicado na revista científica Saúde & Desenvol... -
CAMPANHA
Ação no Shopping Metrópole reúne serviços jurídicos, orientação social e empreendedorismo no Abril Azul
Dentro da programação do Abril Azul, o Shopping Metrópole Ananindeua recebe, no dia 17 de abril, uma ação especial voltada à conscientização sobre o autismo e ao apoio às famílias atípicas. A programa... -
OPORTUNIDADE
Feira de adoção pet conecta cães e gatos a novos lares neste sábado (18)
Adotar um pet é contribuir para reduzir o abandono de animais e fortalecer uma cultura de respeito e cuidado. Para quem deseja acolher um animal, terá uma oportunidade nesse próximo sábado, (18), na F... -
CURSO
Projeto Crescer, realizado pela SINOBRAS, capacita novos operadores de trefila em parceria com o SENAI Marabá
A SINOBRAS, uma das empresas do Grupo Aço Cearense, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Marabá para a realização do curso gratuito de Operador de Trefila, volt... -
TRANSPORTE
Motorista é peça-chave para reduzir acidentes nas rodovias do Pará
Com a aproximação dos feriados e o aumento do fluxo nas rodovias estaduais, a atenção à segurança viária se torna ainda mais essencial. Mais do que a estrutura das vias, o comportamento do motorista a... -
Começamos com R$ 300”: Bioilha transforma iniciativa simples em negócio de impacto na Amazônia
Toda história de negócio tem um ponto de partida, e, no caso da Bioilha, ele foi simples, possível e cheio de vontade de fazer acontecer. Com apenas R$ 300 e muita iniciativa, Vanessa Barbosa e Daniel... -
Educação
Futuro Brilhante disponibiliza materiais gratuitos e reforça mobilização para o 18 de Maio
Com a aproximação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o coletivo Futuro Brilhante intensifica suas ações de conscientização e...