EDUCAÇÃO
Os impactos das redes sociais sobre a saúde mental estiveram entre os temas do ciclo de minicursos e palestras da Semana Acadêmica promovida pelo UNAMA - Centro Universitário da Amazônia, em Santarém, oeste do Pará. Com o tema “Pesquisa, Sociedade e Práticas Contemporâneas”, o evento reuniu estudantes e profissionais para discutir a área como ciência e profissão.
De acordo com a coordenadora acadêmica da Instituição, Roberta Branco, a iniciativa também celebrou os 63 anos de regulamentação da profissão no Brasil, décadas movidas por conquistas e ainda muitos desafios. “É fundamental falarmos, divulgarmos e fomentarmos o papel da psicologia. Por isso, também está entre os nossos compromissos levar à sociedade conhecimento sobre a área”, destacou.
O acadêmico Matheus Victor pretende atuar como psicólogo clínico. Para ele, discutir as interações das novas tecnologias junto às abordagens psicoterapêuticas farão a diferença durante sua atuação. “Acredito que essa troca é de extrema importância para minha vivência profissional a algo no qual só tem a somar em meu currículo".
Para Geovana Celestino, acadêmica do 8º período, a participação, na reta final da formação, em atividades do tipo passa a ser uma oportunidade de aprimoramento. “Discutir os aspectos das tecnologias no contexto da saúde mental é um assunto cada vez mais necessário porque, apesar de encontrarmos vários benefícios, também nos deparamos com malefícios que afetam diretamente nosso desenvolvimento”, pontuou.