SAÚDE







Foto: Ascom/Sesma
Família que se vacina unida....”permanece unida”, completou a servidora pública Cátia Regina Rocha Monteiro, 62 anos, ao sair da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Satélite, na manhã deste sábado, 14, Dia “D” Municipal da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em Belém. Além de Cátia, tomaram a vacina, o neto Gael, 3 anos, e o companheiro dela, Adilson Barbosa, 73 anos.
O casal não perde a oportunidade de se vacinar. Por isso, eles acompanharam o Gael e a mãe na ida ao posto. “É muito importante garantir a proteção dele contra a gripe. A vacina é importante para todos” , enfatizou Priscyla Cristina Monteiro, 39 anos, filha da Cátia e mãe do Gael. Ela aprovou a estratégia da prefeitura de Belém de realizar o Dia “D” Municipal da Campanha de Vacinação por Distritos Administrativos. “Quem não tem tempo durante a semana, aproveita o sábado”, afirmou.
Estratégia
A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove a Campanha desde o dia 2 de setembro, seguindo determinação do Ministério da Saúde. A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, explica que o MS orienta que os municípios definam suas estratégias de vacinação para alcançar o maior número de pessoas possível, dentro do público-alvo da campanha.
“A equipe da Sesma definiu realizar não apenas um, mas três dias “D”, fazendo a mobilização por Distritos Administrativos para concentrar os esforços e alcançar mais pessoas nos seus territórios”, esclarece Nazaré Athayde.
Territórios
Neste sábado, 14, o dia “D” foi realizado nos Distritos Administrativos de Outeiro (Daout), de Icoaraci (Daico) e do Benguí (Daben), além de postos extras na Praça da República, na Feira do Barreiro e nos shoppings Pátio Belém e Bosque Grão Pará. Foram cerca de 80 postos de vacinação com a mobilização de aproximadamente 1.200 servidores.
A coordenadora de Imunizações da Sesma enfatiza que os responsáveis por cada unidade básica conhecem seus territórios e indicam em quais locais podem ser abertos postos de vacinação.
A gerente da UBS do Satélite, Dilky Oliveira, informa que na área de atuação da unidade foram disponibilizados pontos de vacinação nas comunidades do Ibifan, Sevilha e Pedro Teixeira. “Levamos a vacina aos moradores das comunidades que têm dificuldades para chegar até aqui à Unidade. Também atendemos as pessoas com dificuldade de locomoção e as acamadas”, destaca.
Público
O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes em qualquer período da gravidez; puérperas de até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores da rede pública e privada; indígenas a partir dos seis meses de idade; pessoas em situação de rua.
Também devem tomar a vacina policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Mobilização
Os próximos dias de mobilização municipal da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Belém serão realizados nos Distritos Administrativos da Sacramente (Dasac) e do Entroncamento (Daent), no dia 21; e no dia 28 de setembro, a mobilização será nos Distritos Administrativos de Belém (Dabel), do Guamá (Dagua) e de Mosqueiro (Damos).
Até o mês de outubro
Até o dia 25 de outubro, a população pode continuar procurando o imunizante nas salas de vacinação em UBS’s de todos os oito distritos de Belém, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.