IMUNIZAÇÃO NAS ILHAS

Dia D contra a gripe leva vacinação às comunidades ribeirinhas de Belém

Além dos mais de 80 pontos de vacinação distribuídos por toda a capital, a ampla mobilização do Dia D de vacinação contra a gripe, realizado neste sábado, 14, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), contou com a participação fundamental da equipe de saúde da Unidade Básica Fluvial Dr. Camillo Vianna, que navegou pelos rios da região, garantindo que as vacinas chegassem às áreas de difícil acesso.

Direito à saúde

Em uma operação que envolveu diversos profissionais de saúde, as equipes percorreram os rios e adentraram nas residências dos ribeirinhos, realizando busca ativa para assegurar que nenhuma pessoa ficasse sem a imunização. Para a coordenadora de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, o esforço reforça a importância de garantir o direito à saúde em todas as áreas de Belém.

“Nesta ação de sábado, além de montar pontos de vacinação fixos, tivemos o cuidado de levar a vacina aos ribeirinhas e até as casas daqueles que não conseguiram se deslocar. Nossa prioridade é garantir que a vacina chegue a todos, independentemente das barreiras geográficas”, afirmou Nazaré.

Estratégia

A Unidade Fluvial Dr. Camillo Vianna, equipada para atender as peculiaridades das áreas ribeirinhas, já se consolidou como uma estratégia essencial para a garantia da saúde pública nesses locais. Com o Dia D, a Sesma reforça sua atuação nas áreas mais afastadas, cumprindo o dever de proporcionar bem-estar e prevenção a toda a população.

As ações de vacinação são parte de uma ampla campanha da Prefeitura de Belém para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A iniciativa tem como objetivo reduzir os riscos de complicações causadas pelo vírus, especialmente entre os grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.


Tags

Serviços