Conscientização

Banco Vermelho reforça luta pelo feminicídio zero em Palmas

Capital possui rede de proteção à mulher, que inclui desde abrigo, até condições para profissionalização e independência econômica

(Foto: )

O Banco Vermelho, símbolo do compromisso do município de Palmas com o Feminicídio Zero, foi instalado na Praia da Graciosa, no final da tarde desta quarta-feira, 18 de setembro. O equipamento é uma política pública prevista pela Lei Federal n° 14.942/25 e tem a meta de chamar a atenção de homens e mulheres que passem pela orla da Capital para a necessidade de se comprometerem com o enfrentamento à violência praticada contra a mulher e o combate ao feminicídio.

O Banco Vermelho foi idealizado a partir da experiência de luto decorrente do feminicídio, vivenciada por duas mulheres de Recife (PE), Andrea Rodrigues e Paula Limongi. Segundo a descrição no site do Instituto Banco Vermelho, o mobiliário urbano é um ícone instagramável, que busca incentivar as mulheres a romperem o ciclo de violência, chama a atenção da sociedade para essa causa e fornece informações sobre prevenção e canais de ajuda para mulheres em situação de violência.

Em Palmas, o Banco foi instalado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher (Semup) e o Instituto Banco Vermelho (IBV). A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, demais autoridades estaduais e municipais, além da população.

Na ocasião, a prefeita Cinthia ressaltou que a política pública municipal para a mulher inclui proteção, estímulo ao protagonismo e à autonomia financeira, por meio da instituição de leis. “Entendemos que a mulher é eixo fundamental da sociedade e quando uma sofre violência todas nós sofremos, a família, a comunidade, o poder público, enfim todos sofrem juntos, porque a mulher é filha, irmã, mãe, esposa”, destacou a chefe do Executivo.

Ela lembrou que a Capital possui uma rede de proteção à mulher, que inclui desde o abrigo, até condições para a profissionalização e independência econômica. “Temos transporte público exclusivo para as mulheres, capacitações e cursos profissionalizantes para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade, linhas de créditos específicas, dentre outros benefícios”, enumerou.

Ainda durante a inauguração, a secretária municipal da Mulher, Fernanda Halum Pitaluga, comentou que a instalação do Banco Vermelho em Palmas foi muito aguardada e vem se somar a outros projetos que colocam a capital do Tocantins na vanguarda do enfrentamento à violência de gênero e ao feminicídio.

“Este mobiliário foi muito sonhado, esperado e construído para nossa cidade, que com ele reafirma seu compromisso com a autonomia da mulher. Mais que um banco vermelho e um espaço instagramável é um símbolo que lembra que Palmas luta pelo feminicídio zero, um lugar para sentar e refletir, de onde se deve levantar e agir, porque é urgente acabar com o feminicídio”, afirmou a secretária Fernanda.

Representando o 6º Batalhão da Polícia Militar (PM), em Palmas, o Tenente-Coronel QOPM Dennys Gomes Dalla contou que em 70% dos chamados recebidos pela PM são sobre violência praticada contra a mulher. “É um dado alarmante, que deixou de ser um problema de polícia e se tornou um fenômeno social grave”, concluiu.

A informação foi ratificada pelo Tenente-Coronel QOPM Thiago Monteiro Martins, do Primeiro Batalhão da Polícia Militar. Ele disse que a corporação tem buscado levar informações sobre a necessidade de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio aos homens, na expectativa de reverter os casos. “Nossa mensagem é de diálogo e respeito”, afirmou.

Outras presenças 

Participaram ainda da cerimônia, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Maria da Penha, Munyque Teixeira Vaz, a Coordenadora do NUPAV Mulher Palmas, Leysanne Marta Ayres Arruda, Major QOPM Flávia Roberta Pereira de Oliveira, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO), a Secretária Geral Drª. Jandra de Paula, a Procuradora Nacional de Prerrogativas da ABMCJ Elaine Noleto e a Coronel Marcia Marra, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.

Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Secom Palmas


Tags

Semup Banco Vermelho Feminicidio Zero