CIDADANIA NO TRÂNSITO
A programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) se encerrou, nesta quarta-feira, 25, e foi a vez de 16 alunos, entre 5 e 6 anos, da Escola Municipal maria Conceição, do bairro Águas Lindas, participarem das atividades lúdicas realizadas pela equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), como parceira da programação do shopping IT Center.
Minicidade
Com cerca de 80 metros quadrados, a minicidade simula a via pública e suas áreas específicas, como a calçada, a ciclofaixa e a rua, assim como as sinalizações que movem o trânsito, tal como os semáforos, faixas de pedestres, faixas cidadãs, placas de sinalização, estacionamento especial para idoso/PCD.
Reforçando a aprendizagem
Nesta quarta-feira, os alunos, acompanhados pelos agentes de trânsito e dos arte-educadores, puderam percorrer a minicidade, conhecendo um pouco mais dos espaços corretos para cada indivíduo que utiliza a via pública e também o significado das placas de sinalização e das cores dos semáforos, inclusive do sinal de vida, usado pelos pedestres.
O jovem Luiz Miguel logo entendeu a importância de dirigir com atenção, obedecendo a sinalização e os limites de velocidade. Ao acelerar demais a motocicleta, empolgado, quase cai ao perder o controle do veículo. Em sua segunda volta no percurso da minicidade, pilotou com mais cuidado, prestando atenção nas placas de trânsito e nas orientações recebidas, garantindo, assim, a segurança dos colegas que faziam o papel de pedestres, ciclistas e condutores de carro.
A coordenadora pedagógica, Amira Seabra, acompanhou a atividade de perto e aprovou a dinâmica lúdica. Segundo ela, o espaço ajuda a “modificar algumas posturas que se tornam vícios no trânsito, como não obedecer a sinalização. Eles, com certeza, vão ser mais críticos quando observarem situações erradas na rua e vão levar esse conhecimento para as próprias famílias”.
Além da minicidade, os alunos contaram ainda com jogos educativos, onde aprenderam sobre as sinalizações de trânsito ao brincar de Amarelinha e jogo da velha, e se divertiram no Jogão Educativo, que tem formato de um grande tabuleiro e conta com desafios sobre regras e boas condutas para se adotar no trânsito.
Balanço
Ao todo, ao longo da semana de programação, cerca de 140 crianças receberam orientações sobre comportamentos seguros no trânsito, aprenderam o significado das sinalizações viárias e sobre respeito e empatia nas vias públicas. Desse total, 85 alunos eram de escolas municipais, 30 de colégio particular e 25 crianças participaram na atividade que foi aberta ao público.
Segundo a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, o objetivo da ação na minicidade foi de trabalhar a educação associada à cidadania, além de ser um espaço lúdico e pedagógico.
"A minicidade é um espaço de vivência, onde esse processo de aprendizagem se dá de forma divertida, na prática. Brincando as crianças aprendem os princípios básicos de segurança, para que possam adotar comportamentos seguros nas diferentes formas de deslocamento, como pedestres, ciclistas e passageiros. Ainda poderão socializar as informações recebidas com os adultos e juntos podemos ter um trânsito mais seguro e responsável", pontuou.
Tags
Serviços
Relacionadas
-
MODERNIZAÇÃO
Segurados do município aniversariantes em julho podem fazer Prova de Vida por aplicativo
-
OPERAÇÃO VERÃO 2024
Ação municipal reforça segurança na capital e nos distritos durante o veraneio
-
PREVENÇÃO À SAÚDE
Julho Amarelo leva conscientização sobre as hepatites virais a praças e praias nos finais de semana
-
QUALIFICAÇÃO
Aulas de noções de Relações Internacionais capacitam feirantes do Ver-o-Peso para a COP-30
-
OPERAÇÃO VERÃO 2024
Campanha informativa sobre prevenção a acidentes é intensificada nos distritos e capital
-
AMOR AOS LIVROS
Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha promove incentivo à leitura durante as férias