ATIVIDADE SOCIAL
Ccoordenadores de grupamentos, guardas municipais e colaboradores da Guarda Municipal de Belém participaram nesta quinta-feira, 3, do 2° Encontro de Monitoramento e Avaliação Estratégica da Atividade Guarda Amigo da Escola, realizado no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Lage.
O encontro foi presidido pelo inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, que destacou a importância do trabalho dos diversos setores da Guarda que estão envolvidos na atividade. “Este é um momento de integração, de articulação, no qual conseguimos ver os dados, analisar, criticar, sugerir, para que a gente possa, cada vez mais, melhorar e levar para a comunidade escolar uma programação de qualidade, visando sempre preservar e estreitar o vínculo entre a GMB e a Escola”, afirmou.
Temas como inovações estratégicas na gestão pública com ênfase na gestão organizacional, aprendizagem, gestão do conhecimento e governança pública e autismo foram abordados em forma de palestras para os participantes.
Avaliação e metas - Os dados apresentados no encontro mostraram que nos meses de junho e agosto, sete escolas municipais das áreas distritais Daben/Daent receberam a programação, alcançando 2.660 alunos. Todas as unidades receberam a apresentação da Banda de Música e do Grupamento de Ações Táticas com Cães. Os dados apontaram ainda que os temas das palestras bullying, cyberbullying, exploração sexual infantil, e violência doméstica lideraram os pedidos.
A programação do segundo semestre segue nas bases Daico/ Daout e Damos, alcançando as unidades escolares da ilha de Cotijuba, Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.
Atividade Guarda Amigo da Escola
A atividade Guarda Amigo da escola surgiu em 2015 e foi instituída por meio da portaria 264/ 2023. A iniciativa visa estreitar o vínculo entre a comunidade escolar e seu entorno, com a Guarda Municipal de Belém.
Tudo isso desenvolvendo o policiamento de proximidade, promovendo a cultura de paz, além de prevenir e orientar os alunos e a comunidade sobre temáticas que envolvam o cotidiano e que fomentem ações propositivas à segurança pública.
O projeto é desenvolvido de modo intersetorial, com a participação da Banda de Música, Grupamento de Ações Táticas com Cães, servidores do Projeto Anjos da Guarda, Núcleo Setorial de Comunicação, Projeto Social Anjos da Guarda e Núcleo de Atenção à Guarda Feminina, além das parcerias com as secretarias municipais e estaduais.