COP 30

Sem dúvida, a COP 30 é um divisor dos tempos para Belém, e em breve teremos a capital paraense de antes e de depois da Conferência do Clima. Uma cidade em transformação em todos os segmentos.
Recentemente, a Prefeitura de Belém já entregou importantes obras para a cidade que se prepara para o maior evento global de debates climáticos a ser realizado em novembro de 2025 aqui na capital paraense.
Na lista de entrega, o Complexo Turístico Ver o Rio, um dos cartões postais da cidade no bairro do Umarizal, na fronteira da Avenida Doca de Souza Franco. O complexo recebeu uma revitalização completa, incluindo o Memorial dos Povos Indígenas e o Memorial dos Povos Negros.
Com a revitalização deste logradouro, Belém comemorou um total de 49 praças revitalizadas, incluindo as do Portal Amazônia e a praça do Boulevard da Gastronômia, ambas dispostas dentro do corredor turístico em Belém.
A Prefeitura de Belém iniciou também a revitalização da Via dos Mercadores, que envolve a rua Santo Antônio e avenida João Alfredo, no centro comercial com a proposta de resgatar o charme da Belle Époque. Para iniciar a obra foi necessário garantir uma Ordem de Serviço (OS) de R$ 5 milhões. As obras vão complementar a reforma integral do Complexo do Ver-o-Peso, o mais emblemático cartão-postal da cidade e uma das obras preparatórias de Belém para COP-30.
Na outra ponta das obras, o Governo do Estado do Pará que colocou em sua conta e responsabilidade a execução de uma ampla frente de trabalho com mais de 30 obras em andamento simultaneamente na Região Metropolitana de Belém.
Entre as obras, os parques, centros de eventos, pavimentação asfáltica e terminais hidroviários que atenderão o fluxo turístico em direção às ilhas. As intervenções não param por aí, elas vão contemplar melhor trafegabilidade, maior rede de mobilidade, e de saneamento e a criação de áreas verdes e de lazer, entre outras iniciativas.
Entre as obras, às atenções estão voltadas para a Nova Doca, o Parque da Cidade a reestruturação e finalização de entorno das obras da BR 316; o Complexo do Mercado Ver-o-Peso, a Feira do Açaí e o Mercado de São Brás.