SAÚDE

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Em uma pesquisa conduzida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Lloyd's Register Foundation (LRF) e Gallup, 17,9% dos homens e mulheres empregados disseram ter sido vítimas de violência e assédio psicológicos na vida profissional. Outros 8,5% disseram ter enfrentado violência e assédio físicos. O assédio moral é uma forma de violência psicológica e que, como tal, atinge a saúde mental do colaborador de diferentes maneiras.
De acordo com o advogado Kristofferson Andrade, do escritório Andrade e Côrtes, as empresas têm a obrigação de garantir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, o que inclui a adoção de políticas rigorosas de prevenção e combate ao assédio moral. “o Art. 186 do Código Civil estabelece que aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar um direito e causar dano a outra pessoa isso é considerado algo ilícito. Isso mostra que além das consequências jurídicas, o assédio moral afeta diretamente o bem-estar dos funcionários, comprometendo a produtividade e a saúde mental no ambiente de trabalho”, destaca.
Para Kristofferson Andrade, as vítimas de assédio moral sofrem consequências emocionais, físicas e profissionais. “Esses profissionais podem desenvolver problemas de saúde, como estresse, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, além de apresentar uma diminuição na autoestima, confiança e motivação no trabalho. O assédio moral também pode afetar negativamente o desempenho profissional, levando ao absenteísmo, redução da produtividade e, em alguns casos extremos, ao afastamento ou abandono do emprego”, explica advogado.
Ainda de acordo o especialista, é fundamental promover a conscientização sobre o assédio moral, criar políticas e procedimentos para prevenção, oferecer canais seguros para denúncias e implementar ações corretivas para proteger os trabalhadores e garantir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos. “As Normas Regulamentadoras (NRs) determinam que o ambiente de trabalho deve ser adaptado às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Essa medida promove um ambiente de trabalho mais saudável, contribuindo para o equilíbrio emocional dos colaboradores e garantindo sua produtividade e qualidade de vida”, finaliza Andrade.