EDUCAÇÃO CIDADÃ

Projeto Guarda Amigo da Escola realiza 3° Encontro de Avaliação e Monitoramento da atividade

A equipe técnica da Atividade Guarda amigo da Escola, programa da Guarda Municipal deBelém, se reuniu nesta quinta-feira, 31, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci para o Terceiro Encontro de  Avaliação e monitoramento das atividades  que foram realizadas nas escolas municipais dos Distritos Administrativos (Daico e Daout - Icoaraci e Outeiro).

O inspetor-chefe da Divisão de Operações e gerente da atividade, Élcio Vale, destacou a importância da Atividade, reforçou o compromisso da equipe, relembrou as dificuldades e como a programação foi crescendo. “A cada escola visitada a equipe fica mais forte e mais dedicada. Superamos dificuldades e recebemos novos integrantes, que vieram surpreender a todos", informou Vale.

Ele também mencionou que o evento é útil para corrigir os erros e aperfeiçoar o que vem sendo apresentado. “Mais do que uma reunião, viemos discutir sobre lições aprendidas, trocar experiências, falar o que deu certo e o que precisa melhorar. Todos que fazem parte são importante”, concluiu.

Expansão - O inspetor Daniel Lourenço, coordenador da Inspetoria dos distritos Daico e Daout , expressou a alegria da Atividade Amigo da Escola  chegar nas unidades ribeirinhas. “É uma vitória para nós e, principalmente, para eles que se sentem muitas vezes esquecidos”, ressaltou.

Segundo o inspetor, a GMB, por meio da inspetoria realizou nas escolas municipais nos distritos de Icoaraci e Outeiro, 2.886 rondas de janeiro a setembro de 2024.“Diariamente realizamos rondas nas escolas, conversamos com a direção e com os alunos“, explicou Daniel Lourenço.

Uma palestra motivacional, “Gestão das emoções: Como potencializar a sua inteligência”, foi proferida pelo professor, bacharel em administração e especialista em treinamento de alta performance, Joel Góes. Na sequência a inspetora Joana Melo, coordenadora técnica da Atividade Guarda Amigo da Escola apresentou os dados das escolas atendidas.

Os participantes foram divididos em equipe e preencheram um formulário avaliativo do período, debateram sobre cada item e traçaram novas estratégias. Ao final da apresentação foi aberto um espaço de socialização de experiências vividas durante a Atividade Guarda Amigo da Escola.

Avaliação

Oito escolas da rede municipal de ensino dos distritos administrativos Daico e Daout, dos bairros  Tenoné, Paracuri, Agulha, Brasilia, Itaiteua e Ilha de Cotijuba receberam a programação da Atividade Guarda Amigo da Escola. 2.119 alunos foram alcançados com a programação: todas as escolas receberam a apresentação da Banda de Música e do Grupamento de Ações Táticas com Cães. As palestras sobre Exploração sexual infantil,  Bullying, Cyberbullying e Proteção ao Patrimônio Público, Meio Ambiente  lideraram os pedidos.

Metas - Neste mês de novembro, sete escolas receberão a ação da Atividade Guarda Amigo da Escola. Além da equipe técnica, os inspetores coordenadores das bases dos distritos avaliados; além do Inspetor Alexandre Amorim e o presidente da Associação dos Guarda Municipais, Wagner Moura, participaram da reunião de avaliação.

Cultura de paz

A atividade Guarda Amigo da Escola surgiu em 2015 e foi instituída por meio da portaria 264/ 2023. A iniciativa visa a estreitar o vínculo entre a comunidade escolar e seu entorno com a Guarda Municipal de Belém.

O programa desenvolve o policiamento de proximidade, promovendo a cultura de paz, além de prevenir e orientar os alunos e a comunidade sobre temáticas que envolvam o cotidiano e que fomentem ações propositivas à segurança pública.

O Projeto é desenvolvido de modo intersetorial, com a participação da Banda de Música, Grupamento de Ações Táticas com Cães, servidores do Projeto Anjos da Guarda, Núcleo Setorial de Comunicação, Projeto Social Anjos da Guarda, Núcleo de Atenção à Guarda Feminina, além das parcerias das secretarias municipais e estaduais.


Tags

Serviços