MEIO AMBIENTE


Foto: Ascom/Agência Distrital de Mosqueiro
Equipes da Secretaria Municipal de Meio de Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil Municipal e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), da Prefeitura de Belém, estão neste momento inspecionando focos de incêndio na ilha de Mosqueiro. O combate ao sinistro é de competência do Corpo de Bombeiros. Um grupo de trabalho está sendo montado para enfrentar a situação, que se intensificou no último final de semana.
O agente distrital, Marcos Grande, informa que, no momento, os focos de incêndio atingem principalmente a área rural às margens da PA-391, e que, nos últimos dias, foram debeladas as chamas existentes na área urbana, principalmente em terrenos abandonados. Há supeita de queimadas provocadas que fogem ao controle dos causadores porque a vegetação está bastante seca.
“Estamos monitorando a situação em contato direto com o Major Luiz Roan (comandante do 30º Grupamento de Bombeiros de Mosqueiro)”, informa o coordenador da Defesa Civil, Claudionor Corrêa. Segundo ele, o objetivo da inspeção dos órgãos municipais é avaliar as causas e a extensão dos danos causados pelo incêndio: “Estamos avaliando se os focos são causados pela crise climática ou provocados, se há residências próximas que possam ser atingidas pelo fogo ou prejudicadas pela fumaça”, explicou.
A seretária de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, disse que a equipe de fiscalização da Semma avalia a extensão do dano ambiental e também busca identificar a autoria, caso os incêndios tenham sido provocados, para a aplicação de punições previstas em lei.
Os representantes da Semma, Defesa Civil e Admos voltarão a se reunir em Mosqueiro na próxima quarta-feira, 6, às 11h, na Agência Distrital, com representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.