PROVIDÊNCIAS


Foto: Leandro Lima - Admos
Nesta quarta-feira, 6, a Prefeitura de Belém instalou um gabinete de crise para enfrentar o sinistro na ilha de Mosqueiro, que já é considerado um incêndio florestal e não mais focos de incêndio. O combate às chamas é realizado pelo Corpo de Bombeiros, que é a força de segurança competente para lidar com o caso.
A Prefeitura reforça o enfrentamento com a cessão de duas pás mecânicas e de dois carros-pipa com capacidade de 12 mil litros cada, além de gerar o alerta para o atendimento de saúde no Hospital de Mosqueiro para possíveis casos de pacientes prejudicados pela fumaça.
Destruição
O fogo já atingiu uma casa na comunidade 19 de abril, que foi totalmente destruída, e ameaça alcançar mais residências desse local e também na comunidade Nova Esperança, situadas na área rural da PA-391, próximo ao pórtico de entrada do distrito. Um açaizal e plantações também já foram afetados, causando prejuízos aos trabalhadores rurais. Outra fonte de preocupação é a propagação da fumaça do incêndio, que pode causar prejuízos à saúde.
O gabinete de crise, instalado em Mosqueiro sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, articula, junto à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a atenção especial com pacientes afetados pela fumaça que possam buscar atendimento no Hospital de Mosqueiro. “A Prefeitura está dando apoio. Estamos de plantão em Mosqueiro”, declara o coordenador da Defesa Civil Municipal, Claudionor Corrêa.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) enviou equipe de fiscalização ao local, na última terça-feira, 5, para avaliar as causas do incêndio e os danos causados.
Infraestrutura
O gabinete de crise também operacionalizou, junto à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o envio das pás carregadeiras e dos carros-pipa, bem como dos motoristas para operar esses maquinários. A pá carregadeira serve para abrir trincheiras no terreno a fim de isolar as chamas, impedindo que avancem para outras áreas, enquanto os carros-pipa reforçam o equipamento dos Bombeiros no combate ao fogo.
“Os Bombeiros possuem apenas um caminhão-tanque para trabalhar em Mosqueiro. Após esvaziar, eles levavam uma hora para abastecer e voltar. Com os dois carros-pipa da Prefeitura, não perde mais esse tempo, está sendo de suma importância”, descreve Claudionor.
O gabinete de crise foi instalado durante reunião conjunta, nesta terça-feira, entre os representantes da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A reunião aconteceu na sede da Admos.