ASSISTÊNCIA



Foto: Nenhum
Na manhã desta segunda- feira, 11, agentes comunitários destacados para prestação de serviço na Unidade Municipal de Saúde de Outeiro realizaram a entrega de cestas básicas e roupas para os moradores da comunidade Carlos Lamarca, no bairro do Fama, no Distrito de Outeiro. A ação beneficiou cerca de cem pessoas atingidas pelas consequências das queimadas ocorridas no domingo, 10, em área de mata. A UMS Outeiro foi ponto de coleta para assistência da comunidade vítima dos incêndios e acesso aos serviços de saúde.
Os agentes comunitários de Saúde, juntamente com a Defesa Civil, visitaram o local para conversar com os moradores e oferecer os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Warao - Na semana passada, a UMS Outeiro realizou busca ativa das comunidades Warao na área de abrangência da UMS Outeiro/Estratégia Saúde da Família Brasília, tendo como objetivo a prevenção e orientação dos serviços de saúde para essa comunidade indígena venezuelana.
Os Waraos receberam requisição de vários exames, agendamento de retorno médico e, caso seja necessário, orientação quanto ao tratamento. “Hoje, existe uma relação de confiança com essa comunidade indígena, construída por conta dos serviços oferecidos pela UMS Outeiro e ESF Brasília. Eles recebem orientação sobre vacinas e outros serviços de saúde”, atesta o agente comunitário Victor Silva.
A partir desta semana, será feita a identificação dos indígenas que não puderam comparecer à unidade de Outeiro, para cobrir um número ainda maior de atendimento junto aos Warao.