NOVEMBRO AZUL




Foto: Ascom Sesma
A saúde integral do homem e a sensibilização sobre a prematuridade foram os temas do seminário: “Novembro Azul e Roxo, Paternidade e Prematuridade - Pequenas Ações, Grandes Impactos”, que reuniu cerca de 100 profissionais de saúde, no auditório do Centro Universitário da Amazônia. O seminário foi realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O evento reuniu profissionais que atuam na Atenção Básica à Saúde, com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem , agentes comunitários de saúde, odontólogos, terapeutas educacionais e entre outros profissionais de apoio.
Temas - A prevenção e tratamento de doenças prevalentes na população masculina foi o foco do debate com a enfermeira Ruth Martins; a saúde do homem com deficiência foi o tema da palestra da terapeuta ocupacional Andrea Baker; o programa de pré-natal da gestante e do parceiro foi debatido pela enfermeira Aline Gobbo; saúde integral do homem foi a palestra da psicóloga Maísa Gomes; paternidade e cuidado foi debatido pelo enfermeiro Bruno Gomes; paternidade e prematuridade foi o tema ministrado pela médica Vilma Hutim; e o programa de combate ao tabagismo foi debatido pela enfermeira Edilene Carvalho.
“O seminário trabalha com eixos informativos que ampliam a capacidade de atendimento na Atenção Primária à Saúde, com troca de experiências de práticas exitosas, folders e cartilhas informativas para o cuidado da saúde do homem como um todo”, destaca Maísa Gomes, referencia técnica em Saúde do Homem, da Sesma, que palestrou sobre o fluxo de atendimento do câncer de próstata.
Saúde integral do homem
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata e a promoção da saúde integral do homem, a segunda doença que mais mata homens no mundo. O objetivo da campanha é alertar aos homens sobre a importância de realizar exames preventivos e hábitos saudáveis.
“Foi uma experiência riquíssima, em que aprendemos duas coisas: não podemos ficar numa caixinha de forma isolada , sem interatividade, e a importância de se trabalhar o SUS em sua origem, como um sistema em que os múltiplos conhecimentos técnicos e teóricos, aliados à prática, colaboram para que o atendimento à população seja realmente integral, neste caso, à saúde do homem”, observou o psicólogo Osvaldo Jr, que participou do evento e atua na Unidade Básica de Saúde da Pratinha.
No encerramento do seminário, foi desenvolvido o tema Novembro Roxo, campanha internacional de sensibilização sobre a prematuridade, que tem como objetivo informar à população sobre a importância de cuidar dos recém-nascidos prematuros e de prevenir o parto antecipado.
Prematuridade - A campanha alerta sobre o crescimento do número de partos prematuros e as consequências para o bebê e a mãe. Informa sobre cuidados importantes que ajudam a prevenir o parto prematuro, como os exames durante o pré-natal e ações para reduzir as taxas de prematuridade em toda rede pública de saúde.
“É uma campanha de grande relevância, pois reflete o bem-estar da família. Uma das nossas metas é incentivar a participação ativa do parceiro no pré-natal da mulher. As pequenas ações desenvolvidas na infância têm reflexos no desenvolvimento na infância e na vida adulta”, enfatizou o enfermeiro Bruno Gomes, da Estratégia Saúde da Família no distrito de Outeiro, que discorreu sobre paternidade e cuidado.
A cor roxa foi escolhida para a campanha por simbolizar a sensibilidade e a transformação, características peculiares de bebês prematuros.