BORA BELÉM



Foto: Joyce Ferreira/ Comus
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante a Cúpula de Líderes do G20, que reúne os países com as maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro. Em vídeo postado nas redes sociais, Edmilson lembrou que Belém é a única capital do país que possui um programa de renda cidadã, o Bora Belém, para o combate à fome, que beneficia 80 mil pessoas.
A aliança prevê a obtenção de recursos e conhecimentos para implementar políticas públicas e tecnologias sociais para a erradicação da fome e da pobreza no mundo. Mais de 80 países já aderiram ao pacto. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,1 bilhão de pessoas vivem em situação de pobreza no mundo e mais de 730 milhões passaram fome, por pelo menos, um dia em 2023.
“Estamos juntos (no combate à fome) porque Belém criou o Bora Belém (em janeiro de 2021) para combater a fome na cidade que é capital do estado (Pará) recordista em fome, apesar de ser um grande produtor de soja, carne bovina e outros gêneros alimentícios”, apontou Edmilson ao lembrar da recriação do Bolsa Família, por Lula, em 2023.
“Não é admissível que bilhões (em dinheiro) sejam gastos em armamentos para fazer a guerra, enquanto milhões de pessoas passam fome”, continuou. “Nos dá esperança a decisão do G20 para termos um fundo de combate à fome no mundo, que inclua o Pará. Em Belém, o Bora Belém já tirou da fome mais de 80 mil vidas humanas e continuará, enquanto eu for prefeito, tendo total apoio para combater essa mazela da humanidade, que é a fome. A fome humilha o ser humano e precisa ser extinta da face da terra”.