URBANIZAÇÃO



Foto: Ascom Sesan
Com um investimento de quase R$ 1,5 milhão (R$ 1.450.338,56), a Prefeitura de Belém entrega nesta quinta-feira, 21, às 17h, mais duas ruas completamente urbanizadas, com drenagem profunda e pavimentação. O investimento vai beneficiar diretamente a vida de 4.250 pessoas, além dos frequentadores dos estabelecimentos comerciais localizados na Rua São Boaventura e no Beco do Carmo.
São 450 metros da Rua São Boaventura e 145 metros do Beco do Carmo, na Cidade Velha, que tiveram alagamentos históricos solucionados. “Isso é uma intervenção histórica, porque aqui existiam pontos de alagamento há muitos anos sem solução. Por estar numa vizinhança histórica era mais complicado porque não tem como interditar nem parcialmente a via. Estamos executando todo um novo sistema de drenagem profunda, nova pavimentação asfáltica, nova parte de urbanização com calçada com paisagismo, a sinalização horizontal e vertical e, por fim, a iluminação pública. É uma intervenção urbanística completa nessa área da cidade velha”, lista o engenheiro do Departamento de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Gleidson Barbosa.
Celebração
Para celebrar esse momento, o Grupo Pandeiro Livre, que faz apresentações no Mercado do Porto do Sal, vai animar a inauguração com músicas em celebração ao Mês da Consciência Negra, tocando ijexá, samba, samba partido alto e outras músicas afro-brasileiras, com instrumentos como pandeiros, agogôs, alfaias e maracas. O grupo é um dos indicados pela comunidade para estar presente no momento importante dos moradores locais.
“O grupo Pandeiro Livre tem uma relação há muito tempo com o Mercado do Porto do Sal, onde realizamos oficinas de pandeiro e de vários outros instrumentos de percussão. Ter sido escolhidos pela comunidade para fazer parte desse momento de celebração é muito honroso e gratificante. Pretendemos fazer uma show à altura desse novo momento que o local vive” comenta Douglas Dias, idealizador, fundador e coordenador do grupo Pandeiro Livre.