MEMÓRIA E CONTEMPLAÇÃO
As obras do Memorial dos Povos Negros realizadas pela Prefeitura de Belém estão perto da finalização. O prefeito Edmilson Rodrigues visitou, na tarde desta quinta-feira, 28, o espaço, que servirá de memória e contemplação. Ele vistoriou os três pavimentos que estão em construção e destacou a importância do projeto. Os trabalhos foram iniciados no mês de junho e têm previsão de entrega para dezembro deste ano.
O Memorial dos Povos Negros fica localizado no final do complexo Ver-o-Rio e às margens da Baía do Guajará. O espaço é uma homenagem à cultura, à contribuição para a sociedade e à resistência dos povos negros.
O prefeito Edmilson Rodrigues e o arquiteto José Raiol, diretor do Núcleo de Projetos Especiais da Prefeitura, são os autores do projeto do Memorial do Povos Negros. “Será umas das obras mais bonitas da cidade. É espetacular", comemora o prefeito.
"Terá uma cobertura em madeira, como se fosse uma embarcação, uma entrada e trapiche para a Baía do Guajará, além de um mirante. É uma grande homenagem ao povo afrodescendente”, anuncia.
Estrutura e investimento
A construção terá três pavimentos; escadarias em formato de cobra grande; um anfiteatro no primeiro andar; o segundo andar servirá para abrigar uma biblioteca, com obras da cultura negra e paraense; e no último piso, um mirante de contemplação para o pôr do sol.
Estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 milhões na obra do memorial. “Vamos ter um anfiteatro que receberá diversos artistas. Na biblioteca, teremos obras de Bruno de Menezes e outros autores da literatura regional", informa José Raiol.
A obra vem sendo muito esperada, desde do início da atual gestão municipal. O anúncio da Ordem de Serviço foi feito durante a Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Belém, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de junho deste ano, e foi bastante comemorado por quem tem compromisso com a luta antirracista.