QUALIDADE DE VIDA
A Importância de novos vínculos e aprendizados para o envelhecimento saudável foi o tema da programação do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, realizada, nesta quinta-feira, 28, pela Prefeitura de Belém, por meio da BelémPrev.
Aposentados e pensionistas da Previdência Municipal assistiram à palestra da psicóloga Darliene Gasparetto, chefa da Seção de Atenção à Pessoa Idosa (SAPI), do IASB (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém).
O evento encerrou as atividades do Projeto em 2024, destinado às pessoas idosas (aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal), que visa contribuir com a preparação dos segurados previdenciários para novos projetos de vida.
Novos vínculos e aprendizados
Na palestra, a psicóloga abordou temas relacionados aos benefícios do aprendizado contínuo para as pessoas idosas, para proporcionar envelhecimento saudável e o fortalecimento das habilidades sociais. “Oportunizar momentos em que você facilite a formação de novos vínculos e também de novos aprendizados ajuda a pessoa idosa a se sentir mais pertencente à sociedade no seu papel e melhora sua autoestima, o bem-estar, a saúde física e mental, contribuindo para prevenir doenças neurodegenerativas e assim tenha mais qualidade de vida, longevidade e felicidade, que é o principal”, ressalta Darliene Gasparetto.
Para a assistente social da BelémPrev, Heloísa Pinto, coordenadora do Projeto, as programações realizadas ao longo do ano foram elogiadas pelos segurados da Previdência Municipal e tiveram repercussões positivas nas vidas dessas pessoas. “A resposta das pessoas idosas que participam (do Projeto) é muito positiva. São depoimentos de que o Projeto ajuda e faz parte das vidas delas. Então, fazer parte desse Projeto e poder contribuir para a qualidade de vida dessas pessoas tem sido muito importante, tanto para elas, quanto para nós profissionais envolvidos”, detalha.
Novas oportunidades
Para a aposentada Ana Lucia Fróes, o projeto tem feito a diferença em sua vida. “Desde o momento em que o conheci, esse projeto tem sido muito importante. Só o fato de nós nos reunirmos uma vez no mês para ter esse encontro com novas pessoas e fazer novos amigos, acho muito proveitoso”, comenta.
Já a também aposentada Santina Nogueira dos Santos avaliou que as orientações repassadas durante a palestra foram muito válidas para a autoestima das pessoas idosas. “Nós (idosos) temos que nos valorizar. Será que não vale toda a nossa experiência de vida que tivemos todos esses anos? Vale muito, não é? Então, se eu me aposentei, agora vou aproveitar. No ano que vem, vou até fazer o meu curso que eu tanto queria, o de Inglês”, celebra.
Programação - O Projeto teve início em 2022, como parte das atividades instituídas pela gestão da autarquia previdenciária, para desenvolver ações educativas, como palestras e oficinas, visando contribuir com a qualidade de vida dos segurados da Previdência Municipal. O Projeto é coordenado pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) da BelémPrev.