SOLIDARIEDADE
O Memorial dos Povos foi palco de música, emoção e solidariedade na noite desta quinta-feira, 28, durante a realização do ‘Concerto para Gaza: Artistas de Belém em Solidariedade ao Povo Palestino’.
A programação, promovida pela Prefeitura de Belém, reuniu artistas locais para reafirmar o apoio ao povo que sofre com a guerra na Faixa de Gaza, que já registra a morte de mais de 40 mil palestinos.
“Um ato apoiado pela prefeitura de Belém é um grito de revolta e repúdio ao genocídio que tenta eliminar um povo de luta e resiliência. Temos aqui dezenas de músicos se apresentando e juntos nesse combate”, comentou o prefeito Edmilson que acompanhou todas as apresentações.
O concerto contou com a participação dos artistas Pedrinho Callado, Adilson Alcântara, Renato Lu, João Daibes, Andréa Pinheiro, Renato Torres, Ju Abe, João da Hora, Joelma Klaudia, Bruna BG, Pelé do Manifesto, Silvia Tavares e Carimbó Som do Pau Oco.
Escritor e artista plástico Moustafa Assem, brasileiro e descendente de família árabe, acompanhou as apresentações e ficou emocionado com apoio paraense. “Moro há quatro anos em Belém. Sou brasileiro, mas sou filho de egípcios. O que está acontecendo neste mundo é triste, como esse genocídio e limpeza étnica que vem ocorrendo com nosso povo”, lamentou Moustafa.
A realização do concerto também teve o apoio do Movimento Cabano de Apoio à Luta dos Povos, do Centro Brasileiro de Apoio à Luta dos Povos e Paz, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Universidade Livre da Amazônia e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração.
O presidente da Federação Árabe Palestina no Brasil, Ualid Hussein Ali Mohd Rabah, enviou um vídeo de agradecimento que foi exibido durante a programação.
“Expressamos todo nosso agradecimento à solidariedade ao povo palestino. E não temos como agradecer esse concerto organizado para lembrar o que vivemos em Gaza atualmente”, declarou.