AGENDA CULTURAL
Em celebração às raízes brasileiras e sonoridades da Amazônia, o Memorial dos Povos recebe o VII Encontro de Canto da Amazônia, o Encanta, nos dias 29 e 30 de novembro e primeiro de dezembro. Promovido pelo Instituto e Fundação Carlos Gomes, o evento tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), e traz apresentações de cantores e grupos musicais, além de roda de conversa para o aprimoramento vocal de alunos e professores. A programação é totalmente gratuita e ocorrerá na Sala Vicente Salles.
“O evento tem o objetivo de divulgar o trabalho focal que acontece no projeto de extensão Ópera Estúdio, tanto na vertente da ópera quanto do teatro musical. O encanto é o argumento artístico que sustenta essa produção didática e pedagógica, dialogando com a comunidade por meio de apresentações, debates e atividades musicais”, detalha Pedro Messias, professor e diretor do evento.
A abertura do encontro será às 19h da sexta-feira, 29, com apresentação dos alunos dos projetos da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Camerata Acadêmica e Ópera Estúdio. Eles apresentarão o Concerto de Fábulas Orquestrais, com repertório voltado para o universo infantil. Com a narração de Léo Menezes, o público terá a oportunidade de conhecer as obras “Ópera La Cenerentola”, de Gioachino Rossini, baseada no conto de fadas da Cinderela, e “Pedro e o Lobo”, escrita por Serge Prokofiev.
No sábado, 30, a programação terá início com a mesa redonda “Ópera Estúdio como ferramenta pedagógica: Conceitos, metodologia, objetivos e impactos na formação do cantor de Ópera e Teatro Musical”, às 10h. O bate-papo terá como convidadas as artistas, diretoras e professoras Paola Pinheiro e Barbara Gibson, com mediação do Professor Pedro Messias.
À noite, a partir das 19h, a programação terá a apresentação conjunta da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Coro Acadêmico, Camerata Acadêmica e Ópera Estúdio, com os solistas Adriana Souza, Simone Villa Real, Hugo Harley e Davi Marques, além do pianista Patrick Rodrigues, que vão tocar trechos da obra Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti.
Brasilidades – No encerramento do evento, no dia 01, às 10h, a programação será o musical autoral “Show Encanta Brasil”, com as apresentações dos alunos do projeto de extensão do Ópera Estúdio, juntamente com a Cia Liga do Teatro, acompanhados do pianista Robenare Marques. O espetáculo tem direção teatral de Barbara Gibson, direção coreográfica de Paola Pinheiro e direção musical de Pedro Messias, com a participação especial do Grupo de Carimbó Galo Duro.
“O Encanta Brasil é um Show de Teatro Musical que apresenta um recorte da história da Música Popular Brasileira, através das eras da comunicação no Brasil, com ênfase nos grandes ícones que contribuíram para a história da rádio e TV. Serão cinco esquetes, que terão setlists de músicas brasileiras de diversos gêneros, incluindo a apresentação do grupo de carimbó Galo Duro, que é um projeto da instituição. Queremos passar para o público, de uma maneira lúdica e bem desenhada”, afirmou Pedro Messias.
VII Encontro de Canto da Amazônia
Local: Sala Vicente Salles - Memorial dos Povos – entrada gratuita
29/11 às 19h - Concerto de abertura: Concerto da Camerata Acadêmica e solista Luis Oliveira
Orquestra Sinfônica Carlos Gomes e Ópera Estúdio apresentam o Concerto de Fábulas Orquestrais: Abertura da Ópera La Cenerentola e Pedro e o Lobo
Narração: Léo Menezes
30/11 às 10h - Encanta Acadêmico: Mesa redonda – Ópera Estúdio como ferramenta pedagógica: conceitos, metodologia, objetivos e impactos na formação do cantor de Ópera e Teatro Musical
Convidados: Paola Pinheiro e Barbara Gibson
Mediador: Professor Pedro Messias
Concerto didático dos alunos da turma do Ópera Estúdio
30/11 às 19h - Apresentação da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, do Coro Acadêmico, da Camerata Acadêmica e da Ópera Estúdio
Solistas: Adriana Souza, Simone Villa Real, Hugo Harley e Davi Marques
Piano: Patrick Rodrigues
01/12 às 10h – Encerramento - Apresentação do show Encanta Brasil
Atrações: Ópera Estúdio, Liga do Teatro, Robenare Marques e Grupo de Carimbó Galo Duro