VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO
A inauguração do novo Mercado de São Brás será marcada por várias atrações gratuitas para o público. A entrega será no próximo dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17h. O prédio secular foi totalmente restaurado pela Prefeitura de Belém, que o transformou em um grande complexo gastronômico e cultural.
A programação de reinauguração terá shows de jazz, guitarrada e rap e reunirá artistas, como Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, João Daibes, Dayse Addario e Pelé do Manifesto. Haverá ainda um espetáculo luminoso e visitas guiadas ao complexo. A comemoração continua no dia seguinte, sábado, dia 14. A jornalista Adelaide Oliveira vai comandar a programação, como mestre de cerimônia.
Atrações para o público
O público terá quatro pontos de programação musical. Dois montados na Praça Floriano Peixoto, que fica em frente ao mercado, para a fala de autoridades e show cultural; e mais dois para apresentações, nos mezaninos frontal e posterior da nave principal Augusto Meira Filho.
O Trio Paraense de Jazz vai tocar no mezanino posterior, que fica nos fundos do prédio principal, podendo ser contemplado na ala dos permissionários de lanches e refeições, às 17h. O cantor e músico João Daibes, acompanhado de banda, vai abrir a programação do palco principal, na praça, às 17h45.
Enquanto João Daibes e Banda animam o público interno do espaço, a Big Band da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) começa a tocar no mezanino frontal visível da praça, às 18h.
Na sequência, haverá um belo espetáculo visual e sonoro, que poderá ser visualizado a distância, conforme explica a presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira.
“Será semelhante a um show piromusical, mas sem fogos de artifício, sem os estrondos. Os canhões de luz irão projetar para o alto, no ritmo da música. O espetáculo terá duração de 5 minutos”, conta Inês Silveira. “Os shows da inauguração serão gratuitos para todos que estarão visitando o majestoso Mercado de São Brás”, completa.
Manoel Cordeiro e o filho Felipe Cordeiro farão o show de encerramento da inauguração no palco principal.
Sábado
A comemoração se estenderá para o sábado, 14, com as apresentações da Zarabatana Jazz, acompanhada da cantora Dayse Addario e da maestrina Cibele Donza, no palco principal, a partir das 19h, seguidas do rapper Pelé do Manifesto, a partir das 20h30, no mesmo espaço.
"O Mercado de São Brás também já foi palco frequente do movimento Hip Hop, em Belém, sendo conhecido como ponto de encontro de batalhas de MCs e de b-boys", acrescenta Pelé do Manifesto, um dos maiores nomes do Hip Hop, atualmente, na capital paraense.
“Cantar na inauguração do Mercado de São Brás é muito representativo, não só para mim, mas para todo o movimento Hip Hip. Foi lá que eu gravei a minha música mais famosa, que viralizou no Brasil inteiro, em 2021. E nada mais justo do que ter a presença do Hip Hop de volta na inauguração desse espaço”, celebra Pelé do Manifesto.
Memória afetiva
Morador do bairro e frequentador assíduo do Mercado de São Brás, João Daibes afirma ser uma honra estar no palco no dia da devolução de um equipamento tão importante para a população da cidade.
“Desde criança eu frequento o mercado, com os meus pais. Tenho muitos vizinhos, que vendem no mercado. Então, esse lugar faz parte da minha vida e, ver ele reformado, me deixa extremamente feliz. Poder tocar nessa inauguração é realmente uma honra enorme”, comemora o músico.
Confira a programação:
- Dia 13/12:
- Trio Paraense de Jazz, mezanino posterior, 17h;
- João Daibes e Banda, palco principal, 17h45 ;
- Big Band da EMUFPA, mezanino frontal, 18h;
- Vídeo Mapping, 19h;
- Show Piromusical;
- Show Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, palco principal
- Dia 14/12:
- Zarabatanna Jazz, com Dayse Addario e maestrina Cibele Donza, palco principal, 19h;
- Pelé do Manifesto e convidados, palco principal, 20h30.