FOMENTO À AUTONOMIA FINANCEIRA
O programa de capacitação profissional Donas de Si, encerrou as atividades de 2024 nesta sexta-feira, 6, em cerimônia no Palácio Antônio Lemos, certificando centenas de pessoas. Nos últimos anos, o programa, que inicialmente era só para mulheres, também passou a ofertar vagas para homens e pessoas LGBTI+ que também foram certificados nesta sexta-feira.
Desde que foi criado, em 2021, o Donas de Si, já formou quase 4 mil pessoas que se encontravam em alguma situação de vulnerabilidade. Somente em 2024 foram 1.531 capacitados pelo programa, que inicialmente era para atender as beneficiárias do programa de renda mínima Bora Belém e que mais tarde se expandiu para outros públicos. Beleza, moda, engenharia civil, informática e gastronomia são apenas alguns dos segmentos dos cursos promovidos pelo programa ao longo dos seus quatro anos de atividades.
Inserção no Mercado de Trabalho
“Eu agradeço muito essa oportunidade que tive. Hoje estou finalizando mais um curso, graças a Deus. Sou agora uma eletrecista fotovoltaica e hoje estou inserida no segmento da engenharia civil graças a esse programa. Hoje posso me inserir no mercado de trabalho com uma visão diferente e um posicionamento diferente”, declarou Camila Rodrigues, uma das centenas de mulheres capacitadas no Donas de Si.
Fomento- O programa Donas de Si é viabilizado pela Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai). “O programa desde sua criação buscou promover a dignidade e independência financeira de seus assistidos, principalmente às mulheres de nossa cidade, fomentando a nossa economia também”, explicou a coordenadora do Banco do Povo de Belém, Sandra Helena Cruz.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da última cerimônia de certificação do Donas de Si, em 2024. Segundo ele, o Donas de Si é um dos programas mais revolucionários da Prefeitura de Belém. “É necessário formar as pessoas para que elas tenham autonomia financeira, que hoje tenha condições de montar uma pequena empresa e construir sua vida de forma autônoma”, descreveu o prefeito.