SANEAMENTO















Foto: DINEI SOUZA / AG.BELÉM
Os moradores dos bairros do Jurunas e Condor comemoraram, na noite desta sexta-feira, 27, as melhorias nas áreas de saneamento e urbanização, com as entregas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a primeira fase da duplicação da avenida Bernardo Sayão.
As entregas foram realizadas pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao lado dos moradores, que acompanharam o evento. A cerimônia começou no final da tarde na nova estação de esgoto, que irá beneficiar mais de 84 mil pessoas da capital da paraense.
Saúde, saneamento e qualidade de vida
Orçada em R$ 30,6 milhões, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Estação de Tratamento de Esgoto vai garantir saúde, saneamento e qualidade de vida para moradores dos bairros do Jurunas e parte da Batista Campos, Cidade Velha e Condor.
A ETE tem capacidade para tratar, em média, 143,26 litros de esgoto sanitário por segundo e vai evitar que 10 milhões de litros de esgoto, sem tratamento, continuem sendo jogados, todos os dias, no rio Guamá.
"Esse momento é muito importante e só um governo como o nosso tem a ousadia de construir uma obra deste porte, uma estação como esta, feita com dinheiro público municipal. É a maior estação de tratamento de esgoto da Amazônia", explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Urbanização
Já no início da noite, a primeira fase da urbanização da avenida Bernardo Sayão, entre a rua dos Mundurucus e avenida Fernando Guilhon, foi entregue com uma grande festa.
Com investimento de R$ 63 milhões, por meio do Programa da Bacia da Estrada Nova (Promabem), a primeira fase da obra começou em agosto de 2023. Foi realizada a duplicação da via, além da execução da macrodrenagem, microdrenagem, iluminação modernizada em LED e sinalização da via.
Melhorias
O ajudante de pedreiro Ramon Maciel, de 30 anos, morador do bairro do Jurunas, elogiou o trabalho da gestão municipal no bairro. "Eu eu vejo essa pista bonita, o nosso acesso melhorou muito. Antes era horrível, só vala, não tinha como passar, uma lama eterna. Hoje, trouxe até meus filhos para brincar em um lugar que antes eu não podia".
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que a gestão municipal conseguiu junto ao Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o financiamento para a duplicação da avenida Bernardo Sayão até a avenida José Bonifácio, completando assim a urbanização da avenida até a Universidade Federal do Pará (UFPA).
"Esse tipo de obra dá muita dignidade à população. E já garantimos que seja feito mais, pois já conseguimos junto ao Governo Federal a verba para concluir até a Universidade Federal do Pará. Assim toda essa avenida vai ser contemplada e urbanizada", disse o gestor municipal.
A comemoração dos moradores seguiu com um grande show da banda Fruto Sensual e da artista Leona Vingativa. A aposentada Maria Rosa da Costa, de 65 anos, aproveitou para se divertir. "Temos muito o que comemorar, só a gente sabe como era essa rua aqui. Já foi tanto sofrimento e estresse, mas agora tudo mudou. Queremos só comemorar", brincou.