AMAZÔNIA EM PAUTA

Pará é sede do Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia

A programação, presencial, está prevista para começar às 8 horas da manhã do dia 16 e segue até as 19 horas do dia 19.

O Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHAMA), acontece em Belém, capital do Pará, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025, com objetivo de estabelecer diálogos entre governos, sociedade civil organizada e academia sobre temáticas imprescindíveis ao mundo: os direitos humanos e o meio ambiente.

Nesta primeira edição, que vai acontecer no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, o tema escolhido foi Direitos Humanos, Justiça Climática e Autodeterminação dos Povos da Floresta.  A ideia e´ abrir oportunidades para se conhecer e discutir como homens e mulheres das matas, rios e mares de diferentes lugares, mas em especial do Brasil e da Amazônia, têm enfrentado a violação aos direitos humanos e como a crise climática agrava a garantia desses direitos.

Por outro lado, as diásporas climáticas, que somam-se aquelas historicamente conhecidas, em especial por instabilidades políticas, fragilidades econômicas e fugas de conflitos armados, têm deixado mais vulneráveis diversos povos no mundo, ameaçando sua existência e autodeterminação. 

O público-alvo do congresso são gestores públicos, movimentos sociais, defensores de direitos humanos e do meio ambiente, pesquisadores, professores e estudantes e o período de inscrições vai de 28 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025.

A programação, presencial, está prevista para começar às 8 horas da manhã do dia 16 e segue até as 19 horas do dia 19.

Confira mais detalhes neste link da SEIRDH


Tags

Amazônia