BELÉM 409 ANOS
Para celebrar o 409º aniversário de Belém, a prefeitura preparou uma grande ação de saúde para este domingo, 12, na Praça da República. A iniciativa oferece à população uma série de serviços gratuitos, com foco na vacinação e promoção da saúde.
Das 08h às 14h, as pessoas poderão aproveitar a estrutura montada com serviços como vacinação contra a Influenza e a Covid-19, com a presença do carro da vacina, que atenderá tanto adultos quanto crianças. A ação visa aumentar a cobertura vacinal e garantir mais proteção à população.
Além da vacinação, a equipe de saúde estará disponível para realizar exames e orientações. Entre os serviços gratuitos estarão a verificação de oximetria (afere o nível de oxigênio no sangue) e a aferição da pressão arterial, importante para o controle de doenças como a hipertensão. Também será possível realizar o teste de glicemia, para verificar os níveis de açúcar no sangue e prevenir problemas como o diabetes.
Também serão disponibilizados testes de HIV, que podem ser realizados de forma rápida e sigilosa. Haverá oferta de preservativos femininos e masculinos, fundamentais para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a população poderá contar com orientações sobre prevenção e cuidados com a dengue. Uma exposição vai explicar o ciclo biológico do mosquito transmissor da doença.
Quem poderá se vacinar
A vacinação contra a Covid-19 oferecida na Praça da República será disponível para pessoas a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para essa faixa etária, o esquema de vacinação é composto por três doses. A primeira e a segunda doses devem ser aplicadas com um intervalo de quatro semanas, e a terceira dose será dada oito semanas depois da segunda.
Grupos prioritários também poderão se vacinar, incluindo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de instituições de longa permanência, pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades e pessoas privadas de liberdade, entre outros.
Os reforços de vacina para esses grupos serão aplicados conforme as seguintes orientações: pessoas imunocomprometidas que nunca foram vacinadas devem tomar 3 doses iniciais, com intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose, e 8 semanas entre a segunda e a terceira. Depois, deverão receber reforços a cada 6 meses.
Idosos (60 anos ou mais) devem tomar uma dose de reforço a cada 6 meses.
Gestantes devem tomar uma dose durante cada gravidez. Outros grupos especiais, como trabalhadores da saúde e pessoas vivendo em instituições de longa permanência, devem receber uma dose anual. Para o público geral a partir de 5 anos, que ainda não tomou nenhuma dose, o esquema vacinal é de uma única dose.
Além disso, a vacina contra a gripe (Influenza) estará disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A ação de vacinação na Praça da República é uma oportunidade para quem precisa atualizar o cartão de vacina, tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe.
Documentos necessários
Para se vacinar basta apresentar documento de identificação com CPF e carteirinha de vacinação.