ANO LETIVO 2025

A pré-matrícula online para estudantes da rede municipal de ensino, que começou em 9 de janeiro, encerrou nesta segunda-feira (20). Até a manhã de hoje, foram realizadas mais de 11 mil pré-matrículas online.
Ao todo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), ofertou cerca de 25 mil vagas para os novos estudantes. É importante ressaltar que o serviço da pré-matrícula não era direcionado para estudantes e crianças que já estavam matriculados em 2024, pois a renovação de matrícula é feita de forma automática para o ano/ciclo/séria/etapa subsequente, ou seja, a vaga desses alunos está garantida.
Matrícula presencial
Realizada a pré-matrícula, o próximo passo é a confirmação que deve ser feita de forma presencial nas escolas. A confirmação da matrícula da rede municipal de ensino de Belém segue até a próxima quarta-feira (22).
Nesse mesmo período, uma nova oferta de vagas será disponibilizada de maneira presencial nas escolas municipais que ainda não preencheram a capacidade de vagas disponíveis.
Como fazer a matrícula presencial
A matrícula presencial deve ser feita na escola escolhida, no horário de 8h às 17h. No ato da inscrição, o responsável pela inscrição do estudante ou o próprio estudante maior de idade, deve apresentar a seguinte documentação:
- Cópia do registro de nascimento e/ou carteira de identidade;
- Original e cópia do CPF (se o adolescente não possuir o documento, terá 60 dias para providenciar e entregar à unidade);
- Cópia de comprovante de residência e/ou do local de trabalho (conta de água, luz ou telefone, banco e outros);
- Ressalva ou histórico escolar, exceto para os alunos da educação infantil e para os que nunca frequentaram uma escola. Na ausência de ressalva e/ou histórico escolar, o estudante deverá ser submetido a processo avaliativo de classificação ao ano adequado de sua escolaridade, conforme artigo 1º da Resolução 01/2019, de 04/01/2019 do Conselho Municipal de Educação de Belém;
- Carteira de Vacinação;
- Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);
- Número de Inscrição Social (NIS) do estudante, caso esteja inscrito no programa Bolsa Família;
- Laudo médico para estudantes com deficiência.
- Na ausência de algum documento, ele deverá ser providenciado em até 30 dias
Texto: Sabrina Linhares/Ascom Semec e Vivian Carvalho/Comus
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