PARCERIA POR BELÉM

Foto: Vitória Araújo - Gab Vice-prefeito
Com o objetivo de apresentar proposta e buscar parceria com a Prefeitura de Belém para implementação de projetos, nesta quarta-feira, 22, o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, recebeu representantes do Estratégia Alimenta Cidades, uma iniciativa do governo federal que visa aumentar o acesso a alimentos saudáveis em territórios urbanos periféricos e a populações vulneráveis.
A reunião teve o objetivo de apresentar a estratégia para Belém e contar com a parceria da prefeitura para ações futuras. A ação tem o reforço da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e presta apoio institucional e técnico às prefeituras para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações.
O vice-prefeito Cássio Andrade citou o interesse da prefeitura na implementação do projeto, ressaltando a importância da parceria entre o governo federal e as gestões municipais para o sucesso da iniciativa. “Temos um grande desafio no enfrentamento da insegurança alimentar em várias regiões de Belém. Esta estratégia pode ser um caminho importante para melhorar a qualidade de vida das nossas populações mais vulneráveis”, afirmou.
A analista de políticas públicas do Instituto Comida do Amanhã, Bruna Cavalcante, destacou na reunião a importância da parceria entre a prefeitura e a iniciativa alimentar. “A estratégia é importante para as políticas de segurança alimentar e nutricional nos municípios e surge como um instrumento inovador para os desafios e combate à fome no País”, disse.
O Estratégia Alimenta Cidades é uma ação voltada para aumentar o acesso a alimentos saudáveis em territórios urbanos periféricos e em populações vulneráveis, priorizando áreas que enfrentam maiores dificuldades em relação à segurança alimentar e nutricional.
Criação de redes locais de distribuição de alimentos frescos e nutritivos
O programa tem como meta fomentar a criação de redes locais de distribuição de alimentos frescos e nutritivos, além de incentivar práticas agrícolas urbanas sustentáveis.
Durante a reunião, a equipe do programa detalhou os benefícios dessa estratégia para as comunidades de Belém, destacando a possibilidade de fortalecimento de redes de agricultores locais, apoio à educação alimentar e estímulo ao consumo de produtos frescos e acessíveis. A ideia é trabalhar de forma integrada com as políticas públicas locais e criar alternativas para melhorar a alimentação de quem mais precisa.
Com a adesão da prefeitura, a expectativa é de que o município de Belém se torne um exemplo de aplicação da Estratégia Alimenta Cidades, levando mais qualidade de vida e autonomia alimentar para as populações que mais necessitam, além de fortalecer a economia local por meio de parcerias com agricultores e produtores da região.
O Estratégia Alimenta Cidades é uma das ações do governo federal que visa garantir o direito à alimentação saudável para todos, com foco no combate à fome e à pobreza, promovendo o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas do País.