CULTURA

Após o sucesso da primeira edição, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, retorna com a programação especial em celebração ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci. Com mais energia e atividades, a segunda edição do Dia Nacional de Quadrinhos reunirá artistas e entusiastas em uma programação repleta de ações criativas, trocas, aprendizados e celebração da cultura do quadrinho na Amazônia.
“A celebração vem se tornando um evento consagrado na cidade. Ano passado foi muito bem aceito pelo público e pelos produtores na cidade, nos dando ótimos frutos e inspirando os jovens e crianças de Icoaraci. Esperamos que esse ano a gente consiga um público bem maior e que essa literatura possa estar mais presente em nosso cotidiano, em nossa rotina, com as pessoas tendo acesso aos quadrinhos que são produzidos no Brasil, mas principalmente no Pará”, afirma Gorette Figueiredo, diretora da biblioteca.
O evento será realizado das 9h às 17h, com programação gratuita para todas as idades. Esta edição contará com a participação dos ilustradores e quadrinistas Anne Reis, Allan Fernandez, AD Gomes, Alex Barros, Alexandre Nascimento, Allan Fernandez, Carlos Amorim, Carlos Paul, Diego CS, Emmanuel Thomaz, Luiz Cláudio, Rafael Lanhelas, Rafael Martins, Roberto Mendes, Robson Marone, Rosinaldo Pinheiro e Vonei, que irão apresentar os seus trabalhos e falar sobre os seus processos criativos.
A programação começará às 9h com a roda de conversa “HQ - Trajetória e potencialidades do quadrinho nacional e o quadrinho paraense”. Ao longo do dia, o evento contará com momentos de diversão e aprendizado, com dinâmicas e oficinas para o público. Gorette Figueiredo informa que a biblioteca possui um acervo variado de quadrinhos para todas as idades, que poderão ser lidos e aproveitados durante o evento.
“A roda de conversa é realizada para dar visibilidade aos artistas e quadrinistas da região metropolitana de Belém, com foco nos desenhistas do distrito de Icoaraci. Além disso, é um momento de valorização e acesso ao acervo de quadrinhos nacionais que a biblioteca disponibiliza para a comunidade”, diz.
Vitrine para os quadrinhos produzidos na Amazônia
Mais de 15 artistas foram convidados e participarão do evento falando de seus quadrinhos, experiências e projetos futuros, além de debater sobre a produção de quadrinhos feitos na Amazônia. Segundo Anne Reis, artista paraense e organizadora da programação, os convidados são pessoas que há anos lutam no cenário da HQ paraense e possuem técnicas para transmitir para a nova geração.
“O que realmente esperamos neste evento é aproximar os artistas e leitores dos quadrinhos e trazer de volta as rodas de conversas sobre quadrinhos e oficinas de HQ para nossa comunidade, que surgem também com o objetivo de incentivar cada vez mais o cenário em Belém, principalmente em Icoaraci, onde há muitos talentos que precisam ser descobertos e ter mais visibilidade”, afirma Anne Reis.
A edição anterior do evento se destacou pela expressiva adesão da comunidade de quadrinistas locais, com a participação de 11 artistas convidados em rodas de conversa, oficinas de desenho, demonstrações do processo de coloração e uma rica exposição de produções. O evento reuniu mais de 200 participantes, se consolidando como um espaço de troca cultural e artística.
A repercussão foi tão significativa que inspirou alunos de uma escola estadual a desenvolverem o projeto "Retratos sociais em quadrinhos", posteriormente exposto na Biblioteca Municipal de Belém.
Serviço:
II Roda de Conversa sobre Quadrinhos Nacionais
Data: 30 de Janeiro
Horário: 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Avertano Rocha (rua Siqueira Mendes, s/n - Icoaraci)
Programação:
Abertura - 9h
Apresentação dos artistas
Roda de conversa - “HQ trajetória e potencialidades do quadrinho nacional e o quadrinho paraense”
Exposição: HQs paraenses, nacional e Cultura Geek
Dinâmicas com os visitantes
Oficina de iniciação à história em quadrinhos
Oficina de tiras - Criatividade em pequenos formatos
Demonstração de coloração digital
Painel interativo sobre a evolução dos quadrinhos
Caricaturas
Sorteio de brindes (HQs de artistas paraenses)
17h - Encerramento às 17h