ANO LETIVO DE 2025







Foto: Jader Paes
O ano letivo da rede municipal de ensino de Belém começa nesta segunda-feira, 27. Para recepcionar os estudantes, as escolas preparam uma programação especial, com atividades pedagógicas e culturais.
Na Escola Municipal Walter Leite Caminha, no bairro do Mangueirão, as boas-vindas aos alunos, pais e responsáveis ocorrerão nos três turnos – manhã, tarde e noite. Os dirigentes vão apresentar a estrutura da escola e os professores e demais servidores da unidade. Em seguida, haverá um momento cultural, com apresentações de dança, música e declamação de poesias.
“Nós queremos mostrar que a escola tem um clima acolhedor, não só de troca de conhecimento, mas também de momentos culturais. Mostrar que o aluno aprende não apenas na sala de aula, mas também por meio da ludicidade”, explicou a diretora da Walter Leite Caminha, Regeane Lima. A escola tem turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e, à noite, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
Ensino de Libras alcança toda a comunidade escolar
De acordo com a diretora, além da qualidade do ensino, a instituição tem como meta ser um ambiente receptivo para pais, alunos e responsáveis. Ela destaca que na grade curricular de todas as séries há o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma ferramenta essencial para que todos se sintam pertencentes à comunidade escolar.
“Nós começamos a receber os estudantes surdos, e pensamos: ‘qual inclusão estamos fazendo se esses estudantes conversarem somente entre eles?’, então inserimos na grade curricular o ensino de Libras, para que todos os alunos possam interagir igualmente. Isso é inclusão, é diminuir as diferenças”, destaca a diretora.
As aulas em Libras começaram ano passado e foram um sucesso. A diretora destaca que não só os alunos não surdos aprendem Libras, como também toda a comunidade escolar. “Desde o porteiro, a merendeira, os professores, todos falam em Libras. Nós abrimos também cursos de Libras para pais, responsáveis e quem mais estiver interessado em aprender”, explicou Regeane Lima.
Acolhida valoriza a Amazônia e a identidade nortista
A Escola Municipal Benvinda de França Messias, em São Brás, também preparou uma programação especial para essa segunda-feira. De manhã, a banda de música da Guarda Municipal de Belém fará uma apresentação para alunos, pais e responsáveis. Em seguida, haverá a apresentação da escola, dos professores e demais profissionais que compõem a equipe da instituição.
Após esse momento, os professores vão interagir com os alunos, apresentando contação de histórias, jogos e declamação de poesias. Todas as atividades terão como proposta abordar questões sobre a Amazônia e sobre a identidade nortista.
A diretora da instituição, Nilma Machado, explica que o tema “Belém, capital da Amazônia” vai nortear todo o ano letivo. “Todas as disciplinas vão unir as suas especificidades a esse tema, pois também queremos envolver os alunos com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025). A escola já tem essa proposta sustentável, temos placa solar e biodigestor, então podemos dizer que somos 100% sustentáveis”, afirma a educadora.
A Benvinda de França Messias mantém turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e, à noite, de Ejai.