Visibilidade Trans
![](/Content/images/suzano.jpg)
De forma inédita, o clube que carrega uma história única no futebol paraense com 122 anos, inovou ao implantar a lista trans free, garantindo o acesso de pessoas trans, travestis e não binárias, na partida que aconteceu na noite de terça-feira, 28, no estádio da Curuzu. Ao todo, foram disponibilizados 50 ingressos e a busca pela cortesia superou as expectativas.
Na partida, que correspondeu a terceira rodada do Campeonato Paraense, contra o Paysandu, a Tuna Luso Brasileira reafirmou seu compromisso com a diversidade. Os jogadores do clube entraram em campo carregando a faixa em apoio a comunidade trans, com a mensagem de que "no esporte não existe lugar para a transfobia". A iniciativa tem como objetivo banir o preconceito no futebol, garantindo assim, a inclusão de pessoas trans no espaço.
O projeto é fruto da parceria entre a Tuna e o Festival Psica, o mais novo patrocinador do clube. "Saber que hoje existe um clube disposto a nos acolher, é maravilhoso. Quando divulgamos os ingressos a procura foi imediata. Nós, pessoas trans, também gostamos de futebol, também torcemos e queremos estar nos estádios. Muita gente que não tinha um clube definido, agora passou a torcer pela Tuna, justamente por conta dessa iniciativa'', disse a coordenadora da Rede Paraense de Pessoas Trans, Isabella Santorinne, que assistiu ao jogo junto com as pessoas que garantiram o ingresso.Gerson Dias, diretor do festival Psica, também acompanhou o jogo pela arquibancada junto com a torcida da Tuna. "Isso que estamos realizando em parceria com o clube, é inédito. Nenhum clube no Brasil, chamou a comunidade trans para fazer parte do futebol. Estamos muito felizes com essa parceria. O futebol ganha e a sociedade também ganha. Agora, é respeito e inclusão nos estádios."
"Hoje, a Tuna mostra ao futebol paraense que existe espaço para todos. Somos torcedores diversos, e isso faz com que o espaço também seja plural. Posso dizer que, em nome do clube, estamos muito felizes com essa iniciativa e também em saber que a torcida da Tuna está ganhando mais força. Essa é só a primeira de muitas ações inclusivas que estão por vir", disse o vice-presidente do clube, Roberto Figueiredo.
Visibilidade
O dia 29 de janeiro é dedicado à causa - Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data é comemorada desde 2004, como forma de conscientizar, reforçando o orgulho e a existência das pessoas trans dentro da comunidade LGBTQIAP+.
Jogo
O jogo aconteceu debaixo de forte chuva na capital paraense, mas, nem isso, tirou o brilho da partida. A Tuna saiu na frente com o gol marcado por Lucas Paranhos, logo no início do primeiro tempo. Já o Paysandu, conseguiu virar o jogo no segundo tempo e marcou dois gols. A águia segue em quarto, com 4 pontos.