Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

JANEIRO BRANCO

GMB promove evento de saúde mental para guardas municipais

Programação teve roda de conversa, ginástica laboral, palestras, dinâmicas de grupo e vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), promoveu na manhã desta quinta-feira, 30, uma roda de conversa sobre prevenção de saúde mental e emocional voltada para guardas municipais e colaboradores.

O encontro foi realizado pelo Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador (NSST) e ocorreu na sala de avaliação psicossocial, na sede administrativa da corporação, no bairro do Marco.

A inspetora-geral Elen Melo destacou a importância da discussão sobre o tema, alusivo à campanha Janeiro Branco, ressaltando que a nova gestão da instituição está reestruturando o NSST para oferecer um olhar mais atento, suporte emocional e acompanhamento psicológico mais ativo aos profissionais, que enfrentam rotineiramente situações de alto estresse.

Promover o cuidado emocional é parte essencial do trabalho de um guarda municipal. A nossa profissão requer essa discussão de janeiro a janeiro e a nossa gestão reforça esse compromisso com os guardas municipais, valorizando a saúde mental de cada agente da GMB. Aumentamos o número de profissionais de saúde no núcleo, colocando três psicólogos, socióloga e fisioterapeuta para esse suporte”, dissea inspetora-geral.  

Com o tema “Quem protege também precisa de cuidados”, os psicólogos inspetora Rosilene Gomes e Enderson da Silva abriram a programação destacando a importância do autocuidado e da conscientização sobre saúde mental.

Em seguida, a assistente social do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina conduziu uma discussão sobre saúde mental e acolhimento às mulheres.

O evento também ofereceu atividades práticas, como ginástica laboral e dinâmica em grupo. A vacinação contra a gripe influenza foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para os participantes da programação.

As inspetoras Jucitelma do Nascimento e Marilene Monteiro e o guarda Edirlei Almeida aprovaram a iniciativa.

Marilene destacou a importância dos temas debatidos no evento, como saúde mental e autocuidado, e sugeriu que mais ações como essa sejam realizadas para incentivar os servidores.

Já Edirlei afirmou que o evento proporcionou um momento de autoconhecimento, essencial para ter uma mente saudável e tomar decisões acertadas na profissão.


Tags

Guarda Municipal de Belém Saúde saúde mental