COP 30




Foto: Jader Paes
Uma equipe técnica da Itaipu Binacional visitou as obras de revitalização do Complexo do Ver-o-Peso, nesta quarta-feira (5), acompanhada do prefeito Igor Normando e do titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Euler Sizo. A reforma faz parte da série de obras financiadas pela Itaipu para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, no mês de novembro.
Expectativa de conclusão das obras até agosto
A visita da comitiva começou pela Ladeira do Castelo e seguiu para a Feira do Açaí, Feira da Farinha, Mercado de Peixe, Mercado de Carne, Mercado do Ver-o-Peso e Distrito de Inovação e Bioeconomia. “As obras já estão bastante avançadas e a expectativa é de que todas elas sejam entregues até agosto”, ressaltou o titular da Seurb, Euler Sizo.
Representando a Itaipu Binacional, a assistente do diretor geral, Silvana Vitorassi, avaliou que as obras estão avançadas. “Nessa visita, estamos olhando o ‘todo’ que está sendo feito, para avaliarmos os possíveis lugares em que a Itaipu pode estar atuando na Cop30”, explicou Vitorassi.
Distrito de Inovação e Bioeconomia
Além do Complexo do Ver-o-Peso, a comitiva visitou o Distrito de Inovação e Bioeconomia, que será o primeiro espaço criado pela Prefeitura de Belém voltado para receber startups que atuam na área da ecologia e da bioeconomia. O distrito vai funcionar no antigo prédio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que estava sem uso.
Para o prefeito Igor Normando, o espaço de inovação e tecnologia deve ser considerado um marco para a capital paraense. “O Distrito de Bioeconomia vai ser importante para a geração de novos negócios voltados para a sustentabilidade, para a força da floresta, aquilo que a gente tem de mais extraordinário na nossa cidade. Ele será, sem dúvida, um marco na história de Belém”, declarou o prefeito.