COP 30







Foto: Ascom Sesma
Com foco na qualificação dos profissionais que atuam nos atendimentos de urgência e emergência, a Prefeitura de Belém, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), concluiu neste sábado, 8, mais uma edição do Curso de Suporte Avançado no Atendimento Pré-Hospitalar.

A capacitação, realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Belém, reuniu 42 médicos e enfermeiros entre os dias 7 e 8 de fevereiro, reforçando o compromisso com a excelência no atendimento pré-hospitalar, especialmente diante da realização da COP 30, que ocorrerá na capital paraense em novembro deste ano.
Treinamento intensivo e temas abordados
Durante o curso, os profissionais aprimoraram conhecimentos em temas essenciais para o atendimento em situações de emergência. Entre os assuntos abordados, estiveram o traumatismo cranioencefálico, com estratégias para minimizar sequelas e salvar vidas; o trauma musculoesquelético, que envolve a abordagem e estabilização de fraturas e lesões em membros superiores e inferiores; e o traumatismo raquimedular, com técnicas de imobilização e transporte seguro. Além disso, foram trabalhadas a identificação e estabilização da síndrome coronariana aguda, fundamental no atendimento a casos de infarto.Também foram abordados os primeiros socorros em casos de queimaduras e choque elétrico, com foco na avaliação da gravidade das lesões e nas medidas adequadas para evitar complicações. Os participantes ainda realizaram simulações práticas em diferentes cenários de resgate, garantindo maior segurança e eficiência nos atendimentos.
Atualização contínua para salvar vidas
Para a médica Luciana do Porto, que atua no Samu Belém há 10 anos, a capacitação é fundamental para manter os profissionais preparados. "É essencial que a gente passe por essas atualizações. Mesmo com anos de experiência, a reciclagem nos permite oferecer o melhor atendimento possível. Somos o primeiro contato com o paciente na rua, e a forma como prestamos esse socorro pode fazer toda a diferença na sobrevida e na recuperação dele."
A enfermeira Tatiane Coimbra, socorrista do Samu de Marituba, destacou a importância do treinamento e o impacto positivo no seu trabalho."Foi uma experiência muito rica, e tenho certeza de que fará a diferença nos meus atendimentos. Espero que mais cursos como esse sejam ofertados para que outros colegas também possam participar."
Já a médica Ângela Guimarães, instrutora do NEP e com 17 anos de experiência no Samu, ressaltou a relevância do treinamento."Esse curso é uma atualização necessária para garantir maior eficiência nos resgates. Médicos e enfermeiros lidam com pacientes graves, e a capacitação contínua aumenta as chances de que eles cheguem com vida ao hospital."
Capacitação intensificada para a COP 30
O Núcleo de Educação Permanente do Samu Belém já realiza o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado a cada dois anos. No entanto, com a COP 30, o cronograma foi intensificado para garantir que todos os profissionais estejam altamente capacitados para atuar durante o evento.
Somente neste primeiro semestre, além da capacitação concluída neste sábado, outros dois cursos já ocorreram em janeiro, mais dois serão realizados em fevereiro e outros dois estão programados para março.
A iniciativa também contou com a participação de seis socorristas do Samu de Ananindeua e Marituba, fortalecendo a integração e a qualificação das equipes que atuam na Região Metropolitana de Belém.