Social

No nordeste paraense, um nome tem se destacado não apenas pelo sucesso empresarial, mas pelo compromisso com o bem-estar das comunidades mais humildes. Antônio de Jesus, conhecido como Antônio Turu, tem levado esperança e dignidade a diversas famílias da região através de projetos sociais que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.
Nascido em Ourém, em 1983, filho de dona Maria das Graças e seu Geraldo, Antônio Turu passou parte da infância na Vila do Mocambo, onde sua avó, dona Cipriana, era quilombola. Ainda jovem, mudou-se para a Vila de Boca Nova, em Capitão Poço, onde estudou e se formou, conquistando diversas graduações, incluindo Gestão Pública. Apesar das dificuldades ao longo da vida, ele nunca perdeu a esperança de crescer e, principalmente, devolver à sociedade um pouco do que conquistou.
Transformando vidas através da solidariedade
Desde 2014, Antônio Turu tem desenvolvido projetos sociais que já beneficiaram milhares de famílias. Seu mais recente projeto, chamado “Turu e Sua Casa”, tem como objetivo oferecer moradia digna a famílias que vivem em condições precárias ou não têm onde morar. Somente no mês de janeiro deste ano, já foram construídas seis casas e a meta é ampliar esse número ao longo do ano.
A cidade de Ourém e municípios vizinhos reconhece e valoriza a atitude de Antônio Turu. “Esse homem nasceu para fazer o bem”, afirma um morador da região. Outro destaca que ele não se limita à construção de casas: “Ele está sempre nos bairros distribuindo cestas básicas, levando remédios e promovendo eventos para as crianças. Ele não é só um empresário, é um pai para muitos aqui.”
Além de suas ações em Ourém, Antônio Turu tem ganhado reconhecimento em cidades como Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Irituia, Capanema, Mãe do Rio e São Miguel do Guamá, entre outras. Seu compromisso vai além da filantropia pontual; trata-se de um trabalho contínuo para melhorar a vida das pessoas mais necessitadas.
Humildade e compromisso com o próximo
Ao ser questionado sobre sua popularidade, Antônio Turu mantém os pés no chão: “O que mais importa para mim é saber que o que faço de coração está ajudando quem precisa. Eu sei muito bem o que é passar fome. Sempre que me alimento, penso no próximo e rezo para que ele também tenha comida em casa. Enquanto Deus me der saúde e condições, vou continuar fazendo minha parte.”
Para maio, Antônio já está preparando uma grande festa em comemoração ao Dia das Mães, repetindo o sucesso do evento realizado no ano passado. Seu trabalho e dedicação têm chamado atenção não apenas da população, mas também de empresários e políticos. Muitos o incentivam a entrar para a política, mas ele prefere continuar ajudando da forma como acredita ser mais eficiente.
“Política é consequência. Se está dando certo assim, estou bem. Entrar para a política e não fazer nada pelo povo não faz sentido para mim. Prefiro contribuir dessa forma. Deus sabe do nosso futuro, e a população é quem separa os bons dos ruins.”
Com um histórico de superação e generosidade, Antônio Turu segue sendo um exemplo de que a verdadeira grandeza está em servir ao próximo.