Responsabilidade Social

A noite de domingo, 9, foi marcada por um momento único na vida das jovens assistidas pela Unidade de Atendimento Dulce Accioli - a experiência de assistir a uma partida de futebol e conhecer o Estádio Jornalista Edgar Proença, o 'mangueirão'. A iniciativa é fruto da parceria entre a Tuna Luso, Federação Paraense de Futebol (FPF) e a Defensoria do Estado do Pará (DPE), por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescentes (Naeca).
Muito além do futebol, a união entre as instituições visa garantir o acesso aos espaços, esporte e lazer, de jovens e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade. Entre as participantes, estava a adolescentes de 16 anos, que vamos identificá-la apenas como A.S, com a intenção de preservar sua imagem e vivência. "Essa é a minha primeira vez no mangueirão e estou muito feliz com essa oportunidade. Eu gosto de futebol e também jogo às vezes com as meninas no abrigo. Hoje estamos fazendo algo que foge da nossa rotina e está sendo muito divertido", disse a jovem que também é apaixonada por pintura e pretende ser artista plástica.
As adolescentes foram acompanhadas pela equipe de educadores do abrigo. Para o educador social, Felipe Mendonça, a oportunidade garante mais dinamismo à rotina já implementada no centro de acolhimento. "Hoje elas estão vivendo algo inédito. E dar essa oportunidade para elas viverem a cidade, a nossa cultura e os espaços, é maravilhoso. Hoje também foi dado o primeiro passo para que elas tenham acesso ao esporte, por exemplo. O que para muitas pessoas parece ser simples, para elas, a maioria das vezes é negado."
O educador comenta ainda que, a notícia de conhecer o estádio e acompanhar a partida, foi recebida com muito entusiasmo por elas. "Elas começaram o dia muito ansiosas e na expectativa de vir. Hoje está sendo muito divertido, certamente elas irão guardar boas memórias dessa experiência. A Tuna está de parabéns pela iniciativa adotada", finalizou Felipe Mendonça.
No intervalo da partida entre Tuna e Remo, pela quinta rodada do Campeonato Paraense, educadores e as jovens receberam um lanche ofertado pelo Movimento Uniformizado Cruzmaltino (MUC). "Hoje estamos vivendo mais um momento muito especial para a Tuna. Poder proporcionar essa experiencia para as meninas do abrigo, é engrandecedor. O compromisso social é de todos nós, e saber que temos o apoio da nossa torcida em ações como essa, só reafirma que estamos no caminho certo", disse Roberto Figueiredo, vice-presidente da Tuna.