QUALIFICAÇÃO

A Guarda Municipal de Belém (GMB) concluiu, nesta sexta-feira, 14, o curso de capacitação e qualificação profissional para os agentes que operam o Videomonitoramento da instituição. O objetivo do curso foi atualizar, aprimorar e alinhar as diretrizes do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
O chefe de gabinete, inspetor João Paulo Paixão, parabenizou os guardas e instrutores do curso, destacando a importância da capacitação para a melhoria do trabalho da GMB. "A nossa gestão valoriza o servidor e, por isso, vai investir em cursos, capacitação e treinamentos para que possamos dar uma melhor resposta imediata à população que acredita no nosso trabalho", enfatizou o inspetor.
Durante o curso, que teve início no dia 10 de fevereiro e totalizou 40 horas/aula, foram apresentadas disciplinas, todas ministradas por instrutores guardas municipais, como legislação, comunicação via rádio, telefone e código Q, padronização dos dados e responsabilidades do servidor, atendimento do call center, Lei Maria da Penha, atendimento a grupos vulneráveis, além de exposições dialogadas, simulações, entre outras.
“O curso foi ofertado tanto para a capacitação e qualificação dos guardas que já fazem parte da SIM quanto para aqueles que vão compor o quadro da unidade a partir deste curso”, disse a coordenadora do SIM, inspetora Jucilene Medeiros, ressaltando a importância do aprimoramento constante dos procedimentos que sustentam a atuação exitosa do setor.
O inspetor Roberto Moraes, antes lotado no Operacional, é um dos alunos que concluiu o curso e agora vai fazer parte do quadro do SIM. Ele enfatizou que o curso foi necessário para o aprendizado: “Foram cinco dias de oportunidade de elevar o conhecimento e aprender as atribuições do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM)”, disse o inspetor Roberto Moraes, participante do curso e que agora vai compor o quadro de operadores.
Em março, mais uma turma de 10 guardas municipais, passará pelo mesmo treinamento.