SEGBEL





Foto: Jader Paes
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), promoveu na tarde desta segunda-feira (17), no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), uma reunião estratégica com 90 agentes de trânsito e transporte. O encontro, conduzido pelo titular da pasta, Luciano de Oliveira, e pelo diretor de Trânsito Erick Miranda, teve como objetivo apresentar as novas diretrizes de gestão voltadas à modernização da secretaria e à melhoria do trânsito, transporte e segurança pública na cidade.
Entre os principais assuntos tratados se destacaram investimentos em mobilidade urbana, o convênio com a Polícia Militar do Pará para reforçar a fiscalização e a segurança no trânsito e a parceria com o Detran para a implantação de um sistema inteligente de controle de tráfego e um painel eletrônico de autuação.
oi ainda anunciada a aquisição de novos equipamentos e a mudança para uma nova sede.
“Conversamos diretamente com o pessoal que representa a instituição, aqueles que estão no sol e na chuva, trabalhando diariamente na orientação do trânsito. Eles são a verdadeira face da gestão junto ao público”, destacou Luciano de Oliveira.
O secretário destacou a necessidade de modernização. “Precisamos digitalizar processos, como a implantação do talonário eletrônico, e investir em um parque semafórico com inteligência artificial, que permita uma fluidez mais eficiente nos momentos de maior fluxo. Outras medidas também foram discutidas, como o novo uniforme, a necessidade de concurso público e algumas garantias importantes, entre elas o recebimento regular do uniforme. Uma proposta apresentada foi a inclusão do auxílio e do fornecimento desse material diretamente no contracheque”, afirmou o secretário.
Em Belém, o uso de veículos por criminosos para cometer delitos tem aumentado, exigindo uma resposta integrada das autoridades. Com o convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Militar, a cidade adota uma estratégia comum em outras regiões, focando na fiscalização e repressão a crimes de trânsito, fortalecendo a atuação dos agentes de trânsito e da PM, explicou o titular da Segbel.
"A criminalidade hoje se desloca em duas e quatro rodas, ou seja, os criminosos usam veículos e usam um sistema de trânsito para se deslocar e cometer delitos, por isso é importante esse somatório de forças com a entrada da PM, que vem a partir de convênio para a gente fiscalizar e reprimir com mais eficiência essa prática de crimes associados a infrações de trânsito. É uma tendência que se replica em todo o País”, acrescentou Luciano.