UNIDOS PELA SAÚDE








Foto: Ascom Sesma
Proporcionar um espaço de escuta ativa e buscar, em conjunto com a comunidade, estratégias para melhorar os serviços de saúde foi o principal objetivo da visita que uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) fez à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha do Combu, nesta quinta-feira, 20. Desde janeiro, quando a nova gestão assumiu, a Sesma tem realizado visitas às unidades de saúde para conhecer o funcionamento de cada uma delas e entender de perto a situação estrutural em que foram deixadas pelas administrações anteriores.
A visita à UBS da Ilha do Combu foi conduzida pela secretária executiva de saúde da Sesma, Bárbara Freire, e contou com a participação do diretor do Departamento de Atenção à Saúde da secretaria, Jorge Faciola. Eles foram acompanhados por moradores da ilha, representados por Valcleane Sá, líder da Associação de Mulheres Ribeirinhas da Ilha do Combu. Durante a conversa, Valcleane, que também é usuária dos serviços da unidade, apresentou as necessidades da comunidade e ressaltou que a visita da equipe de saúde demonstra o compromisso da gestão em ouvir a população e buscar melhorias concretas.
"Como líder da comunidade, agradeço à Sesma por vir até aqui e nos ouvir. Isso é muito importante, porque mostra que eles estão comprometidos em melhorar a nossa realidade. Eles escutaram nossas necessidades e agora vamos esperar que as melhorias cheguem até nós. Eu confio que, com o trabalho deles, as coisas vão melhorar. Sabemos que nada acontece da noite para o dia, mas a presença deles aqui já é uma prova do comprometimento da gestão conosco", destacou Valcleane.
Além de ouvir os moradores, a equipe de saúde abriu espaço para que os servidores da unidade apresentassem suas demandas. A principal necessidade apontada pelos profissionais foi a adequação das embarcações utilizadas para realizar as visitas domiciliares. A agente comunitária de saúde Rosiete Quaresma, que trabalha há 13 anos na unidade e atende 207 famílias, destacou a importância de melhorar as condições de trabalho para garantir um atendimento de qualidade.
"Com o nosso trabalho já conseguimos mudar a realidade de muitas famílias, realizamos atendimentos contínuos e isso fez a qualidade de vida da nossa população melhorar. Mas para que o nosso trabalho seja feito com excelência, precisamos de melhores condições. Tenho certeza de que, com a presença de vocês e a preocupação com o nosso trabalho, vamos ter uma gestão que caminhará ao nosso lado", afirmou Rosiete.
Bárbara Freire explicou que a visita teve como objetivo entender a realidade da comunidade e não fiscalizar os serviços das equipes. "Viemos aqui para mostrar que somos uma gestão acessível, aberta ao diálogo. A Sesma está à disposição de todos vocês. Estamos aqui para criar soluções concretas e objetivas, para que, a partir disso, possamos avaliar e aprimorar o trabalho realizado", afirmou.
Tatiane Saraiva, enfermeira responsável pela UBS, que trabalha há cinco anos na unidade, também se mostrou satisfeita com a presença da equipe da Sesma. "Essa visita representa a esperança de dias melhores para nós, servidores. Ela trouxe muitos pontos positivos, como a perspectiva de melhorias na infraestrutura da unidade, o que garantirá também um melhor atendimento para a comunidade, a partir da qualidade do serviço prestado por nós", afirmou Tatiane.
A UBS da Ilha do Combu atende 3.200 moradores
A UBS da Ilha do Combu, localizada a 65 km da capital paraense, foi inaugurada em 1999 e, desde a última revitalização, em 2021, não passou por melhorias estruturais. A unidade é de extrema importância para os cerca de 3.200 moradores da ilha, oferecendo atendimentos médicos, odontológicos, imunizações, exames laboratoriais, acompanhamento de saúde da criança, mulher e idoso, além de serviços de farmácia e prevenção contra parasitoses.
Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional, a UBS é essencial para garantir acesso à saúde para toda a população da ilha.
"Aqui na Ilha do Combu, a unidade de saúde é fundamental para a nossa comunidade. Temos muitas crianças, idosos e pessoas acamadas que dependem desse serviço. Os profissionais da UBS fazem um trabalho maravilhoso, mas precisamos de mais recursos e melhorias estruturais para garantir que todos tenham o atendimento de qualidade que merecem. A saúde é um direito de todos, e a nossa luta é para que essa realidade melhore cada vez mais", disse Valcleane.
Durante a visita, Maitê Vitória, de 1 ano e 4 meses, chegou à unidade acompanhada da mãe, Jessica Lemos, para atualizar a caderneta de vacinação. "O serviço aqui é muito bom, as servidoras são super atenciosas, todas já nos conhecem, e temos certeza que, com a vinda da equipe da Sesma para ver a nossa unidade de perto, tudo vai melhorar", enfatizou Jessica.??